• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Seminário debateu sobre álcool e drogas com o tema: Aonde estamos, para onde vamos

 Seminário debateu sobre álcool e drogas com o tema: Aonde estamos, para onde vamos
Digiqole ad

Ontem e hoje, quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, foi realizado no Centro Sócio-Educacional Dom Orlando Dotti, o 1º Seminário de Álcool e Drogas com o tema: “Aonde Estamos, Para Onde Vamos”, e que contou com a participação de várias entidades, entre elas órgãos de segurança, igrejas, sindicatos e poder público.

O evento teve como o objetivo principal a refleção sobre a prevenção, tratamento e a reinserção.

Após a abertura teve a preleção da presidente do Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD, Maria Beloni Toledo, a qual brilhantemente falou sobre drogas na história e no contexto atual.

A situação do álcool e drogas no município de Vacaria foi o tema que o major José Gilmar Vieira, diretor do Gabinete de Gestão Integrada – GGI e representante da Comissão Provisória de Álcool e outra Drogas abordou.

Entre os presentes no evento, estava o delegado Flademir Paulino de Andrade, representando a Polícia Civil e representando a Secretaria Estadual da Segurança Pública, através do Programa RS na PAZ, estava o coordenador do TERRITÓRIO DE PAZ, comissário da Polícia Civil João Carlos Abreu, que na oportunidade destacou a importância do evento para a reflexão visando ações futuras e da citação da palestrante da manhã, psicóloga Károl Veiga Cabral, que é coordenadora do Setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, que após excelente palestra sobre abordando o tema “A Rede de atenção psicossocial para Álcool e outras Drogas”, salientou que precisamos “recuperar a artesania do cuidado”, pois muitas vezes, mesmo com todas as novas tecnologias, precisamos ver o problema de vários ângulos, em busca de soluções não bitoladas em tecnologias de rotina, mas avaliar até a possibilidade de ‘soluções caseiras’.

Na parte da tarde de hoje, teve apresentação cultural do Coral do CAPS (Centro de Apoio Psicosocial) com o acompanhamento do professor Carlos Abreu, que encantou os participantes do evento.

A secretária municipal de Saúde, Angelitta Hermann, comentou as ações realizadas na área e que em Vacaria existe um diferencial positivo devido ao comprometimento de todos os envolvidos na rede.

Em seguida ocorreu a importante palestra sobre “Os diferentes Atores na Prevenção ao Uso de Álcool e Outra drogas – A importância da Rede” ministrada pela diretora estadual do Departamento de Ações em Saúde Sandra Maria Sales Fagundes.

Finalizando o dia com ‘rodas de conversa’, formado pelos grupos de trabalhos.

Nas atividades desenvolvidas no seminário desta quinta-feira, dia 28, teve também a participação da assistente social, coordenadora do RS na Paz Mais Saúde, Priscilla Lunardelli, que falou sobre o tema “E agora, Rede? Reflexões sobre Acolhimento da Sociedade aos Usuários de Álcool e Outras Drogas”.

O evento prosseguiu durante todo o dia de hoje com rodas de conversas, apresentações culturais e dos grupos de trabalho.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/dep. Jornalismo e Assessoria de Imprensa Casa da Cidadania

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat