Semana Municipal do Trânsito será diferente neste ano
A semana municipal do trânsito de 2024, evento que tradicionalmente acontece no mês de maio, neste ano terá um formato diferente. Em reunião do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) em função do estado de calamidade que grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul se encontram, o que demanda o trabalho das autoridades locais e estaduais, acontecerão apenas ações pontuais, no sentido de colaborar com o Maio Amarelo que é um movimento internacional de conscientização para a redução de mortos e feridos no trânsito. Léo Fiorio, chefe do GGI revela que o trabalho das entidades será individual, sem uma programação conjunta, com previsão de organizar a Semana Nacional do Trânsito no mês de setembro.
Paz no trânsito começa por você é o tema da Campanha Maio Amarelo 2024. A mensagem repercutida remete à responsabilidade tanto de usuários quanto de gestores para garantir um trânsito mais seguro para todos os cidadãos.
O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.
O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas.
As ações do maio amarelo têm o objetivo de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros do transporte público e todos os demais usuários das vias, sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas de segurança e empatia com as demais pessoas.
Ouça a entrevista clicando abaixo