Semana Farroupilha 2024 tem programação definida
A comissão organizadora da Semana Farroupilha 2024 já iniciou os preparativos para a semana do gaúcho. O presidente da comissão organizadora, Evandro Mesquita, participou do programa Comando Geral desta terça-feira e destacou que a maior parte da programação já está definida.
No dia 13 de setembro vai acontecer uma palestra falando sobre Jayme Caetan Braun, que será o homenageado dos festejos neste ano, e a entrega da Comenda Araucária juntamente com a primeira tertúlia animada pelos Vacarianos. Dia 14, no CTG Porteira do Rio Grande tem o Festival Nativista Pouso Regional. Já no dia 15, ocorre a tradicional cavalgada dos Cavaleiros do Quinto Distrito.
De 16 ao 19 de setembro acontece a Mostra Cultural no Parque de Rodeios, envolvendo as escolas. No dia 18 a entrega do troféu Candeeiro Farrapo ao tradicionalista e empresário Luis Shons. Dia 19 a tertúlia será no CTG Porteira do Rio Grande com André Teixeira e Os Queras.
No dia 20 de setembro, data máxima do gaúcho, será realizado o tradicional desfile de cavalarianos e temático durante a manhã. No período da tarde acontece a gineteada farroupilha e show com grupo Trança de Cordas, no parque de rodeios.
No final de semana dos dias 21 e 22 de setembro inicia o Campeonato de Laço do CTG Porteira do Rio Grande. No dia 21 também apresentação do Projeto Taureando com Mauro Silva e Guilherme Jacques.
Homenagem a Jayme Caetano Braun
O tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 é o “Centenário de Jayme Caetano Braun”. A Secretaria da Cultura (Sedac), reconhecendo a relevância cultural e intelectual do artista, propôs a homenagem, oficializada pelo decreto estadual 57.354/223. Durante sua notável carreira, o artista compôs diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e práticas do sul gaúcho e do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza peculiar da região missioneira do Estado. Trata-se de um artista de suma relevância, cujo legado contribui para o fortalecimento e promoção da cultura e das tradições gaúchas.
Atualmente, a organização dos Festejos Farroupilhas ocorre em duas instâncias: o Estado define as diretrizes gerais, o tema básico e as atividades que envolvem as entidades públicas estaduais e, em âmbito local, os municípios programam e realizam suas manifestações culturais e artísticas. Em 2020, para melhor organizar e integrar as comemorações relacionadas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial. Cabe a esse grupo a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano em uma grande programação, que passou a constituir os Festejos Farroupilhas.
Em 2023, os Festejos Farroupilhas tiveram como tema “Centenário da Revolução de 1923”, e Maria Luiza Benitez como patrona. No ano anterior, o tema foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, e o patrono foi Adair de Freitas.
Ouça a entrevista clicando abaixo