Segurança: Lançado oficialmente o Território da Paz em Vacaria

No último sábado, dia 10, aconteceu nas dependências do Centro Sócioeducacional Dom Orlando Dotti, a solenidade oficial do lançamento do Território da Paz no município de Vacaria e que contou com a presença do governador do Estado Tarso Genro, do secretário da Segurança Pública Airton Michels, do prefeito municipal Elói Poltronieri e de diversas outras autoridades e convidados.
Na oportunidade, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica para reforçar as ações conjuntas de cidadania e segurança entre a Prefeitura Municipal de Vacaria e o Estado.
O Território de Paz abrange oito bairros de Vacaria dentre eles Santa Cruz, Municipal, Samuel Guazzelli Filho (Cohab), Vitória, Porcínio Pinto, Nossa Senhora da Oliveira, Imperial e Franciosi.
O principal objetivo do programa é levar às comunidades ações sociais que contribuam no combate à violência.
Entre os projetos previstos estão: Economia Pacificadora – que fomenta o comércio local; Exposições Itinerantes de Artes Visuais; Escola Aberta; Saúde da Família; entre outras.
Durante a solenidade foi explanado pelo governador do Estado e pelo secretário de Segurança Pública assuntos relacionados à segurança, bem como o PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania).
Também na ocasião, o governador Tarso realizou a entrega de quatro viaturas e duas motocicletas para o reaparelhamento da Guarda Municipal de Vacaria.
Além disso, pela parte da manhã ainda do sábado, o secretário de Segurança Pública, o comandante geral da Brigada Militar e a chefia da Policia Civil na companhia do comandante do 10º BPM major Vilmar Araldi, estiveram na sede do Batalhão de Policia Militar, Presídio Estadual de Vacaria e na Delegacia de Polícia de Vacaria para conhecer as instalações públicas e o trabalho desenvolvido por cada uma das instituições junto a comunidade de Vacaria.
O Grupo Batuca Lata fez uma apresentação especial para as autoridades presentes a solenidade.
Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo Rádio Esmeralda e Cap. ROIS, Chefe de Inteligência e Operações/10º BPM.
