• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Segunda etapa da vacinação contra aftosa encerrou com 98,22% de imunização

 Segunda etapa da vacinação contra aftosa encerrou com 98,22% de imunização
Digiqole ad

A Secretaria da Agricultura e Pecuária divulgou recentemente, o balanço da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul.

A etapa, realizada em novembro, encerrou com a cobertura de 98,22% do rebanho. O objetivo era imunizar pelo menos 90% dos animais com até 24 meses.

Dados do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria apontam também a fiscalização de quase 11 mil estabelecimentos, num total de 176 mil animais, visando à garantia de correta aplicação da vacina e sua eficácia.

No mesmo período, 207 mil produtores, enquadrados nos critérios do PRONAF ou do PECFAM receberam gratuitamente as vacinas. O número representa 75% da categoria, e 1,5 milhão de animais.

A inadimplência registrada na etapa foi de 4,6% dos produtores. Aqueles que não comprovaram ou não vacinaram o rebanho, nos prazos estabelecidos pelo Estado, devem agora procurar a Inspetoria de Defesa Agropecuária onde possuem cadastro.

Até a regularização da situação, suas propriedades estarão bloqueadas para a entrada/saída de bovídeos.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, está satisfeito com o resultado e considera que o bom índice “se deve muito à evolução da conscientização dos produtores rurais e dos esforços da área técnica da Seapa juntamente com o envolvimento de todos os técnicos e entidades que atuaram direta ou indiretamente na campanha”.

Conforme Kerber, o índice alcançado é mais um desafio vencido. Ele espera que o número se mantenha e até avance e garantiu que o Fundesa apoia todas as iniciativas neste sentido.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo e Thais D’Avila – Assessoria de Imprensa – Fundesa

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat