• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Secretário da Saúde reforça a importância da vacinação contra a influenza. Dengue está sob controle.

 Secretário da Saúde reforça a importância da vacinação contra a influenza. Dengue está sob controle.

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

O programa Fala cidade desta quarta-feira recebeu o secretário municipal da saúde de Vacaria, Silvandro Porto da Fonseca. Na oportunidade ele comentou sobre o prazo de entrega das novas obras da secretaria, a nova farmácia municipal e o DACA, espaço situado na ampliação do Centro Médico Municipal. O SAMU também terá uma nova sede. Antes com espaço improvisado na UPA, terá um espaço próprio. Também será construído um centro de diagnósticos por imagem, além de novo local para o departamento administrativo da secretaria.

O secretário comentou também sobre a redução do tempo de espera para as cirurgias eletivas e agradeceu a parceria com o Hospital Nossa Senhora da Oliveira. O aumento da circulação de pessoas vindas de outras localidades em função da safra da maçã proporciona um aumento da demanda de atendimentos na UPA, que registra cerca de 100 safristas atendidos diariamente. Para reduzir o tempo de espera nas consultas ele afirmou que existem dois médicos atendendo nos dias de maior movimento, que são nas segundas e terças-feiras.

Quanto ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) comentou que as consultas são feitas de forma agendada e os médicos também fazem visitas domiciliares. Cerca de 4 mil pessoas no município tem atendimento por serem diabéticos e hipertensos, que demandam um atendimento diferenciado.

Silvandro lembrou que dia 13 de abril acontecerá o dia D de vacinação, reforçando a necessidade da imunização dos grupos prioritários contra a influenza, quando as UBS estarão abertas durante toda a tarde, das 14 às 17 horas.

A questão da propagação da dengue em Vacaria está sob controle. Até agora foram registrados sete casos, todos eles importados. Quinze focos foram localizados pela vigilância em saúde do município. “Felizmente não registramos nenhum caso autóctone da doença” – disse.

O Secretário anunciou que está em andamento um processo licitatório credenciamento para que motoboys entreguem medicação nas residências dos pacientes, em especial de idosos e acamados.

Ouça a entrevista completa clicando abaixo

 

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat