• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Secretário executivo da Coordenadoria da Defesa Civil de Vacaria participou de curso de Capacitação em POA

Digiqole ad

O secretário executivo da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Vacaria (COMDEC), Vanderlei Maciel de Moraes, participou em Porto Alegre de 18 a 22 deste mês, do curso de Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais, ministrado pela CPRM, (Serviço Geológico do Brasil).

O curso fez parte do cronograma de Capacitação de Técnicos em Defesa Civil do Governo do Estado do RS, onde participaram coordenadores das Regionais de Defesa Civil, e coordenadores Municipais indicados, sendo que dos 52 municípios da Regional de Defesa Civil de Caxias do Sul, (REDEC 9), a qual Vacaria está subordinada, houveram duas indicações, sendo uma das vagas destinada a Vanderlei Maciel.

A equipe de geólogos da CPRM que ministraram o curso, participaram efetivamente das ações que ocorreram em Blumenau e Rio de Janeiro quando dos deslizamentos e inundações ocorridas nos últimos anos.

Além da parte teórica, os Agentes de Defesa Civil que participaram do curso foram até a cidade de Novo Hamburgo, para a realização de um trabalho prático de campo, onde visitaram a área que foi atingida por um deslizamento em abril deste ano, que acabou tirando a vida de três crianças da mesma família (FOTO).

Além disso, conheceram outras áreas de riscos como pedreiras e arroios que cortam aquela cidade e que freqüentemente causam problemas para os moradores daquela região.

Dessa forma, a CPRM repassou todo o seu conhecimento técnico, ressaltando a necessidade da estruturação das COMDECs, para fortalecimento dos trabalhos preventivos e de minimização a desastres.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM e COMDEC Vacaria

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat