• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Sartori muda agenda e doa sangue no Hemocentro, em Porto Alegre

 Sartori muda agenda e doa sangue no Hemocentro, em Porto Alegre
Digiqole ad

Quem foi ao Hemocentro do Estado nesta segunda-feira (9) encontrou um ilustre doador: José Ivo Sartori. O governador, que já era doador em Caxias do Sul, visitou o local nesta manhã.

A Rádio Gaúcha esteve também hoje no Hemocentro, localizado na zona sul da Capital, transmitindo ao vivo o programa Gaúcha Atualidade. Nesta época do ano, osestoques estão baixos e precisam ser abastecidos para o feriadão do Carnaval. O governador Sartori ouviu na rádio que o programa estava sendo feito do Hemocentro e resolveu colaborar com a campanha da doação de sangue, mudando sua agenda.

“Resolvi também comparecer. Eu já fazia regularmente (doação de sangue) em Caxias do Sul. Aprendi muito cedo que doar faz bem à saúde”, afirmou o governador.

Sartori ainda comentou sobre a política de corte de gastos adotada pelo governo estadual. “As medidas que nós tomamos estão mantidas, são por seis meses. Esta semana deveremos concluir parte do programa de governo, com as prioridades. O pouco que pudermos fazer, vamos fazer bem feito”, disse.

Estoque abaixo do esperado
Atualmente, o Hemocentro está com cerca de 50% do estoque abaixo do esperado. Segundo o coordenador técnico do Hemocentro, Gerson Basso, o número de bolsas de sangue negativo é quase zero. “O ideal seria que quem vem uma vez venha de três em três meses”, disse.

Durante o ano, o Hemocentro recebe cerca de 100 pessoas por dia. Nesta época do ano, esse número é reduzido para cerca de 50.

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Bento Gonçalves, 3722, Bairro Partenon. 

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos que pesem mais de 50 quilos. É preciso estar bem alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e ter dormido pelo menos seis horas antes da doação.
 
Confira o que é preciso para doar sangue: 
– Estar em boas condições de saúde;
– Portar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais);
– Pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum e ter alimentação não gordurosa;
– Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
– Alguns impedimentos temporários: gripe ou febre, gravidez até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, ter feito tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses, exposição a situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas).
– Alguns impedimentos definitivos: doença de Chagas ou malária, hepatite após os 10 anos de idade, ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV e uso de drogas injetáveis.

 

Crédito: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/sartori-muda-agenda-e-doa-sangue-no-hemocentro-em-porto-alegre-130108.html

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat