• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

São José dos Ausentes tem menor sensação térmica do RS

Digiqole ad

Nos Campos de Cima da Serra, além das baixas temperaturas, é o vento que castiga derrubando a sensação térmica. Na manhã desta quinta-feira, a mínima em São José dos Ausentes foi de 2,8°C. O vento soprando a 45 km/h fez com que no início da manhã, o município registrasse sensação térmica de -3°C — a mais baixa do Estado.

Mas apesar da baixa temperatura, o frio não foi suficiente para formar geada no campo. Durante a noite de quarta-feira e esta madrugada, uma neblina tomou conta das cidades altas, impedindo que o orvalho congelasse sobre o pasto.

O tempo sem geada e frio intenso, que nem sempre contenta os turistas, é menos castigante aos moradores serranos que precisam trabalhar na lida com o gado. Criado sobre o cavalo, Eliseu Pereira Lopes, 26 anos, percorre diariamente de seis a doze quilômetros nos campos atrás do gado.

— O vento aumenta o frio, mas é uma delícia esse inverno — comemora, sempre rindo, no cedo da manhã, o produtor natural da cidade.

Dias difíceis para ele e os conterrâneos não é como nesta quinta ou como tem sido essa semana, com temperaturas positivas. O trabalho ao ar livre, em altitude de 1,2 mil metros, se complica quando os termômetros baixam de 0 grau, derrubando para em tono de -10°C a sensação térmica, congelando o alimento do gado e a água dos rios.

 

Crédito: Pioneiro

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat