• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Saiba por que você precisa se prevenir da osteoporose antes dos 30 anos

 Saiba por que você precisa se prevenir da osteoporose antes dos 30 anos
Digiqole ad

Ao menos uma vez ao ano, em torno de 30% dos idosos sofrem fraturas decorrentes de uma queda, segundo o Ministério da Saúde. Em muitos casos, apenas movimentos leves já são capazes de quebrar os ossos mais frágeis. Uma das principais causas desse problema é a osteoporose — doença caracterizada pela perda de massa óssea e pela deterioração esquelética, que afeta cerca de 10 milhões de pessoas no país. O prognóstico para os próximos anos não é nada animador: de acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose, a incidência deve crescer 32% até 2050 em todo o mundo. Para que essa previsão não se confirme, é preciso que homens e mulheres invistam em prevenção ainda na juventude.

 

Normalmente associada à velhice, a doença tem trazido à tona a importância de adotar hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida. Conforme o reumatologista Marco Rocha Loures, coordenador do Comitê de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o pico de massa óssea acontece até os 30 anos. Garantir uma boa saúde dos ossos durante esse período é fundamental. Daí em diante, esse tecido vai, gradativamente, perdendo sua densidade.

— O metabolismo de formação óssea acontece desde o útero materno. Para a boa saúde dos ossos do bebê, a mãe tem de ingerir muita proteína, vitamina e cálcio durante a gestação, e a alimentação da criança deve ser rica nesses nutrientes, principalmente na puberdade. Além disso, a prática de atividades físicas deve ser estimulada desde cedo, já que ajuda a melhorar a formação de massa óssea e estimula a absorção de cálcio pelo organismo — explica.

Sedentarismo aumenta os riscos

Um estudo apresentado no Congresso Mundial de Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Musculoesqueléticas, em 2014, na Espanha, apontou que, quanto mais tempo meninos dedicam à TV ou ao computador no fim de semana, menor o seu desenvolvimento ósseo e maior a predisposição à osteoporose no futuro. Segundo os pesquisadores, o sedentarismo dos participantes do estudo pode ter impacto sobre a sua baixa densidade óssea. Sabe-se que a atividade física estimula a formação e melhora a densidade mineral do esqueleto. Além disso, os exercícios aumentam a resistência dos ossos e ajudam o tônus muscular, contribuindo para a prevenção de quedas — e, consequentemente, diminuindo o risco de fraturas.

— Deve existir um balanço entre o que você formou de massa óssea e o que será perdido, reabsorvido, na idade adulta. Esse balanço é fortemente influenciado pela genética e por fatores ambientais, como o estilo de vida. Assim, para evitar a osteoporose, é preciso começar a se prevenir cedo — alerta o reumatologista Odirlei Monticielo, médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da UFRGS.

 

 

Crédito: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2015/02/saiba-por-que-voce-precisa-se-prevenir-da-osteoporose-antes-dos-30-anos-4699931.html

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat