• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

RS não atinge meta de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite

Digiqole ad

A meta de vacinar 95% das crianças menores de cinco anos contra a poliomielite em todo o pais, foi atingida pelo Ministério da Saúde em 14 Estados. O Rio Grande do Sul não está entre eles. Foram 94,43% crianças imunizadas, somando 622.064 vacinadas no Estado.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha poderá continuar nos municípios em que a meta não tenha sido atingida. Em Porto Alegre, por exemplo, apenas 86,72% das crianças foram imunizadas.

A campanha nacional imunizou 13,4 milhões de crianças que formam o público-alvo. Foram repassadas 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de Saúde. Além disso, a pasta liberou R$ 37,2 milhões, por meio do Fundo Nacional de Saúde, aos fundos dos estados e dos municípios para operacionalização das campanhas.

De acordo com o ministério, a meta foi alcançada nos estados do Acre, Amapá, de Rondônia, Alagoas, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e Goiás.

O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Embora não haja circulação do vírus em território nacional, este ano, 16 países registraram casos de paralisia infantil e, em três deles, a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.

 

Crédito: Pioneiro

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat