• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

RS é segundo maior consumidor de genéricos do Brasil, diz associação

 RS é segundo maior consumidor de genéricos do Brasil, diz associação
Digiqole ad

O Rio Grande do Sul é o segundo estado do país que mais consome medicamentos genéricos, representando 33,66% do total de vendas, perdendo apenas para Minas Gerais, com 34,76%. As informações são de um estudo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), que analisou a participação de mercado dos remédios nas diferentes regiões do país. Foram levados em conta dados do IMS Health, auditor do mercado farmacêutico mundial, de março de 2013 ao mesmo mês deste ano.

O estado também é o único da região Sul do país que registra uma média maior que a nacional em uso de genéricos, de 27,5%. No Paraná, 25,61% consomem o produto e em Santa Catarina, 25%. Comparando os números totais dos estados por regiões, a Sudeste é a única com presença acima da média, com 29,72%. O Sul fica ligeiramente abaixo, com 28,09%.
De acordo com a entidade, os medicamentos genéricos já representam 85% dos produtos entregues pelo Programa Farmácia Popular, do Governo Federal. As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam a menor presença do medicamento no Brasil.

A presidente da PróGenéricos, Telma Salles, afirma que os números mostram a necessidade de continuar trabalhando no aumento do acesso aos medicamentos pelas populações menos assistidas financeiramente. “Os genéricos hoje já cumprem um papel fundamental para o país, mas precisamos avançar ainda mais. Ou as pessoas não conseguem adquirir os medicamentos que necessitam ou estão se medicando de forma incorreta”, diz.
A entidade expõe que durante o período foram vendidas 806,5 milhões de unidades, que movimentaram US$ 6,3 bilhões. O número significa um aumento de 15,2% em comparação com o último levantamento, no ano anterior.

 

Crédito: G1RS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat