Rio Grande do Sul deve receber mais 200 mil doses da vacina contra gripe A

O Ministério da Saúde deve enviar mais 200 mil doses da vacina contra a gripe A para o Rio Grande do Sul. O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, apontou que a distribuiçãoserá técnica e priorizará as áreas com maior circulação viral, conforme determinação do setor de Defesa Epidemiológica da Vigilância Sanitária.
O Estado conta hoje somente com as doses de reforço destinadas às crianças entre seis meses e dois anos. Ainda não há data prevista para a chegada das vacinas, mas ainda faltam ser vacinadas 8 milhões de pessoas. O secretário não vê, no entanto, necessidade de vacinar toda a população. “A vacina é um bloqueio para que não haja expansão da gripe. Em todos os casos de pequenos surtos, nós usamos uma outra ferramenta poderosa: o antiviral, que tem em grande quantidade”, explicou.
O secretário disse ainda que o Tamiflu está disponível gratuitamente para pacientes diagnosticados com a doença em todo o Estado. O Rio Grande do Sul registra, até o momento, 33 mortes decorrentes da gripe A. Porto Alegre e São Borja lideram a lista, com cinco mortes cada.
Crédito: Correio do Povo
