• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Reunião de Avaliação e Metas do Território de Paz de Vacaria

 Reunião de Avaliação e Metas do Território de Paz de Vacaria
Digiqole ad

Na tarde de sexta feira, dia 06 de setembro, na Escola Bernardina Padilha, no bairro Municipal de Vacaria, aconteceu à importantíssima reunião de avaliação do evento RS NA PAZ COMUNIDADE, que foi realizado no dia 05 de julho. Com a maioria dos órgãos e entidades que participaram da ação presente foi então avaliado como positivo o acontecimento.

No RS na PAZ Comunidade ocorreu desenvolvimento de ações voltadas às crianças e adultos nas áreas da segurança, saúde, esporte, lazer, cultura e serviços sociais, com o objetivo de promover uma aproximação entre a Comunidade, Município e o Estado.

Acompanhado por representantes da Coordenadoria Estadual do programa RS na PAZ o Comissário da Polícia Civil João Carlos Pinto de Abreu, Coordenador do Território de Paz de Vacaria destacou como símbolo essencial do projeto de segurança pública a união de todos com a meta de aproximação da comunidade, declarando: “De forma integrada o Estado e o Município, com a coesão existente já de longa data dos órgãos se segurança pública de Vacaria, unidos com o mesmo objetivo e respeitando suas atribuições de origem, desenvolvem assim a estratégia de prevenção e combate à criminalidade e a violência”.

Na avaliação ficou constatado a importância e seriedade das ações do Território de Paz, que atinge diretamente oito bairros e indiretamente toda Vacaria, visando diminuir os índices de criminalidade, desenvolvendo ações sociais, preventivas e repressivas, integradas em defesa dos direitos e da cidadania.

O próximo passo será a fortalecimento de oportunidades de trabalho, educação, esporte e cultura, principalmente para os jovens e para a concretização é fundamental o comprometimento de todas as engrenagens do sistema das ‘forças vivas do município’.
Após a avaliação ocorreu o segundo momento quando já foram traçadas ações futuras, de formas permanentes, dentro do Território de Paz, que possibilitará a realização de atividades esportivas, ações culturais e educacionais.

Para dar mais suporte às ações que existe no Território de Paz de Vacaria a BASE COMUNITÁRIA – CASA DA CIDADANIA, instalada no bairro Municipal, espaço destinado à realização de atividades de várias entidades e órgãos, com cronograma semanal, voltadas ao atendimento da comunidade, recebeu atenção especial por parte da coordenação estadual do RS na PAZ.

Participaram do encontro representantes da Direção da Escola Bernardina Padilha; Coordenadoria Estadual do RS na PAZ; Instituto Geral de Perícias; Polícia Civil; Brigada Militar; Guarda Municipal; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer; FGTAS-SINE; Saúde – 5ª CRS; Programa Primeira Infância Melhor – PIM; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social; Prefeitura Municipal; STOS; Pacto Gaúcho – Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Inclusão Digital – Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital; Gabinete do Governador; Secretaria Municipal de Educação e TV Restinga WEB.

Coordenador do Território de Paz Rubem Berta visita Vacaria.
Ainda na manhã do dia 06 de setembro de 2013, por volta das 10 horas e 30 minutos, o Comissário da Polícia Civil João Carlos Pinto de Abreu, coordenador do Território de Paz de Vacaria, recebeu a visita do Professor Arlei Castro, Coordenador do Território de Paz Rubem Berta de Porto Alegre.

O objetivo foi à troca de conhecimentos e experiências vividas pelos coordenadores em suas comunidades, visando o estudo da melhor eficácia de aproximação com os moradores realizando a prevenção e ações sociais.

Juntamente com o coordenador Arlei estava a equipe da “TV RESTINGA na web.com.br” (www.tvrestingaweb.com.br), composta pelo repórter Jéferson Camisolão e o cinegrafista Douglas Rocha, os quais entrevistaram o coordenador do Território de Paz de Vacaria com intuito de difundir as ações preventivas, sociais e repressivas já feitas no município, sendo que o comissário Abreu enfatizou que “tudo que está sendo realizado é graças a coesão dos órgãos da segurança pública com demais entidades, com as direções de escolas e principalmente a comunidade pela efetiva participação no programa RS na PAZ.

A ARTE DO KARATÊ COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA

No dia 06 de setembro de 2013, por volta das 13 horas o Comissário da Polícia Civil João Carlos Pinto de Abreu, Coordenador do TERRITÓRIO DE PAZ de Vacaria, recebeu a visita da Coordenadora de Programas e Projetos Cleizi Zanatte, da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O objetivo do importante encontro foi alinhavar ações voltadas ao esporte para Vacaria. A conversa foi da possibilidade de programar no Território de Paz aulas de arte marcial, primeiramente visando o Karatê, para 40 alunos, visando contribuir para a formação integral do ser humano, através de um conjunto de valores sociais, disciplina que se torna diretamente relacionado ao crescimento e maturidade do indivíduo universal, elevando o respeito, formando o bom caráter e a harmonia no convívio social, sempre procurando a correção dos erros numa visão de auto-estima e respeito ao próximo.

Com este pensamento foi semeada a idéia de que seja implementado aulas de arte marcial na BASE COMUNITÁRIA – CASA DA CIDADANIA, com apoio da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer em parceria com o município, ficando o desafio para a coordenação do Território de Paz de Vacaria em efetivar o projeto na realidade local, de forma eficiente e eficaz.

“Através da pratica esportiva adequada e devidamente orientada possibilita ao atleta um bom desenvolvimento neuropscimotor e além desse beneficio, solidifica-se a personalidade, no caso da criança, direcionando-a para uma vida saudável, tornando-a mais útil para a sociedade desenvolvendo sua cidadania, ficando longe das drogas, crimes e da violência.” Finalizou o coordenador do Território de Paz de Vacaria.

 

Crédito: Comissário de Polícia João Carlos Pinto de Abreu

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat