• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Relatos Selvagens vence Goya de melhor filme ibero-americano

 Relatos Selvagens vence Goya de melhor filme ibero-americano
Digiqole ad

Relatos Selvagens levou neste sábado (7) o Goya de melhor filme ibero-americano, o único dos nove aos que foi indicado na 29ª edição dos prêmios — o Oscar do cinema espanhol —, nos quais o thriller La Isla Mínima, de Alberto Rodríguez, foi o grande vencedor com dez estatuetas.

Melhor filme, diretor, roteiro original, ator (Javier Gutiérrez), atriz revelação (Nerea Barros), trilha sonora, direção de fotografia, montagem, direção de arte e vestiário são os prêmios que conseguiu La Isla Mínima, que confirmou assim sua condição de favorita.

El Niño, o segundo mais indicado, com 16, ficou com quatro Goyas: direção de produção, som, efeitos especiais e canção para Niño sin Miedo de David Santisteban, Índia Martínez e Riki Rivera.

Relatos Selvagens, co-produzido pela argentina Kramer & Sigman Films e a espanhola El Deseo — dos irmãos Pedro e Agustín Almodóvar —, foi indicado aos Goya de melhor filme, direção, roteiro (Szifrón), ator (Ricardo Darín), música (Gustavo Santaolalla), direção de produção, montagem, maquiagem e melhor filme ibero-americano.

Na categoria na qual ganhou, Szifrón disputava o prêmio com Kaplan, de Álvaro Brechner (Uruguai), Conducta, de Ernesto Daranas (Cuba) e La Distancia más Larga, de Claudia Pinto Emperador (Venezuela).

Relatos Selvagens repete quase ao pé da letra em 2010 O Segredo de Seus Olhos, de seu compatriota Juan José Campanella, que chegou aos Goya com nove indicações, das quais levou o de melhor filme ibero-americano e de melhor atriz revelação (Soledad Villamil).

O Segredo de Seus Olhos conseguiu posteriormente o Oscar de melhor filme de língua estrangeira, um prêmio ao que também concorre Relatos Selvagens e cujo resultado será conhecido no dia 22 de fevereiro.

Pouco acento latino em uma festa na qual se cumpriram as apostas e quase não houve surpresas.

Javier Gutiérrez “à beira do colapso” e “afônico”, cumpriu as previsões com o prêmio de melhor ator principal por seu obscuro inspetor policial, da mesma forma que Bárbara Lennie, que ficou com o de melhor atriz protagonista por Magical Girl.

As categorias de interpretações secundárias foram para a comédia Ocho Apellidos Vascos, um filme que também teve um grande sucesso internacional.

Os veteranos Karra Elejalde e Carmen Machi conseguiram os prêmios de atores coadjuvantes e Dani Rovira ficou com o de melhor ator revelação. Mortadelo y Filemón contra Jimmy el Cachondo, de Javier Fesser, ganhou os prêmios de melhor filme de animação e melhor roteiro adaptado e Carlos Marqués Marcet com o Goya de melhor diretor revelação por 10.000 km.

E o prêmio de melhor filme europeu foi para o polonês Ida, de Pawel Pawlikowsky, que venceu o documentário O Sal da Terra (França); Dios mío, ¿Pero qué Hemos Hecho? (França) e El Abuelo que Saltó por la Ventana y se Largó(Suécia).

Tudo isso em uma festa marcada pelo Goya de Honra que recebeu Antonio Banderas, que definiu a vida “como aventura e como brincadeira”, assegurando que “o caos é o melhor aliado de qualquer artista”, uma profissão “sempre em crise”. Dedicou o prêmio, muito emocionado, a sua filha Stella del Carmen. “É quem mais sofreu com minha ausência”, disse, antes de ressaltar que, apesar de suas aventuras hollywoodianas, sua mente sempre está na Espanha.

Banderas recebeu o prêmio das mãos de seu grande amigo, o diretor Pedro Almodóvar, que disse do ator: “Ele se lançou sem controle e sem preconceitos a todos os abismos aos que lhe empurrei”.

E outra protagonista da festa foi Penélope Cruz, que retornou após quatro edições ausente para entregar o Goya de melhor filme. Cruz, da mesma forma que a maioria de participantes do evento, aproveitou para destacar o bom ano do cinema espanhol e a 'reconciliação' com os espectadores devido principalmente ao impulso de Ocho Apellidos Vascos. 

 

Crédito: http://entretenimento.r7.com/pop/relatos-selvagens-vence-goya-de-melhor-filme-ibero-americano-08022015

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat