• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Regional de Lagoa Vermelha conclui georreferenciamento de propriedades rurais

Digiqole ad

A Supervisão Regional do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) em Lagoa Vermelha concluiu o georreferenciamento e a atualização cadastral das propriedades rurais dos municípios sob sua responsabilidade. Ao todo, 16 mil propriedades rurais (aproximadamente 5% do total do Rio Grande do Sul) tiveram as coordenadas geográficas marcadas e seus dados atualizados no Sistema de Defesa Agropecuário (SDA). Esta foi a primeira regional do DDA a completar o trabalho. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio possui 19 regionais espalhadas pelo estado.

O georreferenciamento é fundamental nos processos de defesa sanitária e a medida é decisiva para a agilidade dos processos de isolamento de áreas em caso de registro de doenças. O fiscal estadual agropecuário do Serviço de Epidemiologia e Estatística do DDA, Diego Viali dos Santos, informa que antes do georreferenciamento, em caso de emergência sanitária o tempo necessário para ter conhecimento do número de animais e propriedades que deveriam sofrer medidas restritivas de movimentação na área afetada levava diversas horas, sendo que agora, tendo as coordenadas lançadas no SDA tal tarefa é realizada de forma instantânea. “O georreferenciamento é uma ferramenta importante que auxilia o gestor no momento da tomada de decisão, em especial nos momentos de emergência sanitária onde se fazem necessárias ações rápidas e que mitiguem o risco de forma eficiente”.

Georreferenciamento no RS

O projeto de georreferenciamento e atualização cadastral das propriedades rurais do Rio Grande do Sul começou em 2010 com um projeto piloto realizado pelo DDA nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí. Posteriormente, através de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi possível estender esse projeto para as demais regiões do Estado. Até agora, 186 mil propriedades rurais já estão georreferenciadas e atualizadas no estado. A previsão de conclusão dessa atividade em todas as propriedades rurais no Estado é para julho de 2013.

Cidades que compõem a região de Lagoa Vermelha

André da Rocha
Barracão
Cacique Doble
Campestre da Serra
Capão Bonito do Sul
Caseiros
Esmeralda
Ibiraiaras
Lagoa Vermelha
Machadinho
Maximiliano de Almeida
Monte Alegre dos Campos
Muitos Capões
Paim Filho
Pinhal da Serra
Sananduva
Santo Expedito do Sul
São João da Urtiga
São José do Ouro
Tupanci do Sul
Vacaria

 

Crédito: Agricultura RS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat