• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Recordes de temperaturas deixam meteorologistas em alerta

Digiqole ad

As altas temperaturas registradas pelo Brasil deixaram os meteorologistas em alerta. “O excesso de calor e a queda na umidade no sudeste e centro-oeste chamam a atenção. Os índices baixaram para 20% e 30%”, disse a meteorologista Josélia Pegorista.

Ela explica que esses números são anormais para o verão e seriam mais comuns se estivéssemos em meados do outono. Ontem, o Rio de Janeiro registrou a temperatura mais alta de 2009. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 39,3°C.

Brasília (GO) e Campo Grande (MS) também tiveram a tarde mais quente do ano nessa sexta-feira. Foram 35,2ºC na capital do Mato Grosso do Sul. Em Barra do Garças (MT), fez 37ºC. Na terça-feira, os recordes foram em Vitória, com 35,9°C, Belo Horizonte, com 32,9ºC, e Curitiba, com 31,8ºC.

Segundo Josélia, o fenômeno se deve a dois fatores: a ausência de ar polar há três semanas e a entrada de um forte sistema de alta pressão atmosférica. Com o ar mais seco, menos nuvens se formam durante o dia e sem esses três elementos (nuvens, chuva e ar polar) o aquecimento aumentou.

 

Crédito: Terra

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat