Recicladores ainda enfrentam muito preconceito
O Programa Comando Geral desta Terça-Feira recebeu representantes da Associação de Recicladores de Vacaria. Na oportunidade os convidados Clarice Matias da Associação de recicladores São Francisco e Fabiane Zanetti, presidente da Associação de catadores e recicladores Renascer falaram da importância de reciclar o lixo.
As associações de reciclagem desenvolvem o processo de tratamento dos materiais recicláveis e os enviam às empresas recicladoras, mas até esta fase existe uma série de etapas que a antecedem que vão da coleta, onde é recolhido o lixo reciclável como alumínio, papel, plástico e vidro, e posterior entrega à associação.
Segundo Fabiane Zanetti, o trabalho dos recicladores é muito importante, porém ainda enfrenta muita discriminação.
Trabalhando com um grupo de 8 recicladores, Clarice Matias, disse que as pessoas deveriam sim separar o lixo, algo que hoje, apesar das tentativas de conscientização, ainda não acontece.
Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos muito prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.
Segundo Fabiane, a coleta seletiva no município ainda é precária, principalmente pela falta de consciência da população, que acaba misturando o lixo seco e o lixo orgânico.
Ouça a entrevista completa clicando abaixo.