• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Queijo Artesanal Serrano é homenageado em selo especial

 Queijo Artesanal Serrano é homenageado em selo especial
Digiqole ad

Depois de ser o primeiro queijo brasileiro a obter Indicação Geográfica de Denominação de Origem no ano passado, agora o queijo artesanal produzido nos Campos de Cima da Serra é um dos oito homenageados por um selo postal. Os Correios lançam, amanhã (12), a emissão filatélica especial Queijos do Brasil, que inclui um selo estampado pelo queijo Artesanal Serrano.

O evento de lançamento está marcado para as 17h desta quinta-feira e será transmitido pelo canal do SEBRAE no YouTube. O presidente da Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense, Air Zanelato, estará entre os participantes da live, que também vai contar com a presença de outros produtores brasileiros e convidados.

Já a imagem que ilustra o selo em homenagem ao queijo Serrano é do fotógrafo gaúcho Fernando Kluwe Dias. Suas fotos, inclusive, fizeram parte do livro “Queijo Artesanal Serrano ― Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”, que foi tema de uma exposição no Espaço Cultural Correios Porto Alegre há três anos. O projeto ainda registrou o trabalho da veterinária e professora da UFRGS Saionara Araujo Wagner e de dois técnicos da Emater/RS: o veterinário João Carlos Santos da Luz e o zootecnista Jaime Eduardo Ries. Junto a suas equipes, eles ajudam a capacitar pequenos produtores.

Toda a sabedoria e a tradição da mão de obra familiar 100% artesanal, que utiliza apenas leite cru de vacas de corte, coalho e sal para a fabricação do queijo, foi passada de geração em geração ao longo de mais de 200 anos. Hoje, o queijo Serrano é utilizado até na alta gastronomia.

Além do Serrano, outros sete queijos de diferentes regiões brasileiras também são homenageados nessa emissão especial dos Correios: queijo Marajó (Pará), queijo Cabacinha do Araguaia (Goiás e Mato Grosso), queijo Coalho (Pernambuco), queijo Manteiga (Rio Grande do Norte), queijo da Região do Diamante (Santa Catarina), queijo Minas Artesanal (Minas Gerais) e queijo Artesanal Paulista (São Paulo). Mais informações no edital disponível neste link <https://blog.correios.com.br/filatelia/wp-content/uploads/2021/07/edital_8_2021_queijos_do_brasil_web.pdf>.

Com tiragem de 320 mil exemplares e valor unitário de R$ 1,05, a folha com 16 selos está disponível para venda na loja virtual <http://shopping.correios.com.br/wbm/store/script/wbm2400901p01.aspx?cd_company=ErZW8Dm9i54=&cd_product=XZc1REe/XJw=&cd_department=0gWtEB4gZWA=> e nas principais agências dos Correios. Além de serem utilizados para comprovar o franqueamento de objetos postais ou o pagamento de prestação de serviços postais, os selos também são objetos de colecionadores por seu caráter cultural e artístico.

Lançamento da Emissão Especial Queijos do Brasil | Data: quinta-feira (12), às 17h

Transmissão: canal do SEBRAE no YouTube (www.youtube.com/tvsebrae<http://www.youtube.com/tvsebrae>)

Programação: apresentação do selo e bate-papo com Claudomiro Maués, o chef Bola (Pará); produtores de queijo; João Leite, presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra; Air Zanelato, presidente da Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense; Rosanna Tarsitano, diretora conselheira da Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros e do Prêmio Queijo Brasil

Digiqole ad

Relacionados

Open chat