• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Qualificação do Corpo de Bombeiros de Vacaria

 Qualificação do Corpo de Bombeiros de Vacaria

Desde o início do ano, o efetivo do Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Vacaria tem realizado diversos Cursos, abrangendo diversas especialidades, tais como curso de mergulhador de resgate, de salvamento em altura, de operador de incêndio, dentre outros, com o objetivo de prestar um serviço mais qualificado e técnico à comunidade do Município de Vacaria e dos demais municípios da região dos Campos de Cima da Serra, cuja área é de responsabilidade territorial do Pelotão de Bombeiro Militar sediado em Vacaria.

O Pelotão de Bombeiro Militar em Vacaria possui 20 bombeiros militares, sendo que, no primeiro semestre, cerca de um terço do efetivo, 06 bombeiros militares, realizaram diversos cursos de capacitação, através da Academia de Bombeiro Militar do CBMRS, sediada em Porto Alegre.
Dentre os diversos cursos realizados pelos bombeiros militares, destacam-se:

1. Curso de Mergulho Autônomo de Busca e Resgate – CMAUT – , realizado pelo SD MENDONÇA, é considerado, por muitos bombeiros militares, como um dos cursos mais difícil de conclusão e formação, devido à exposição prolongada ao ambiente aquático, mergulhos que chegam a 35 (trinta e cinco) metros de profundidade, além da elevada carga de treinamento físico e mental.
O curso teve duração de 45 dias, com uma carga horária total de 360 horas.

2. Curso de Especialização de Salvamento em Altura – CSALT -, realizado pelo SD MAURÍCIO e SD MOTA, com carga horária de 300 horas, teve por finalidade atualizar e ensinar técnicas de salvamento em diversos ambientes como cânions, edificações, torres, pontes, cachoeiras e inclusive operações em aeronaves.
O CSALT também é considerado um curso de extrema dificuldade de conclusão diante das dificuldades físicas e psicológicas a que os alunos são expostos com o objetivo de qualificá-los para atuação nos ambientes mais inóspitos para salvamentos em altura, sendo um curso de referência nacional e que teve instruções em diversos municípios, inclusive em outros Estados, como São Paulo.

3. Curso de Técnicas de Corte e Manejo de Vegetais, realizado pelo SD EMERSON e SD DARIVA, com carga horária de 60 horas abordou conhecimento técnico e prático para um dos trabalhos mais perigosos de atuação Bombeiro Militar que é o manejo e remoção de fontes de perigo e corte de vegetais. Tais técnicas são exigidas frequentemente diante de intempéries climáticas como recentemente aquelas decorrentes de chuvas intensas e ciclones.

4. Curso de Operações em Incêndio – COI, realizado pelo SD TELES, com carga horária de 90 horas, realizado no Centro de Capacitação e Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar em Bento Gonçalves proporcionou aos bombeiros militares a padronização na atuação com técnicas de combate a incêndio em busca de maior eficiência e eficácia para salvar vidas e proteger patrimônios em incêndios.

A importância da realização de cursos especializados, como os acima mencionado, bem como treinamentos diários, semanais e mensais, decorre da máxima, estabelecida pelo Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Lúcio Junes Lemes da Silva: “ Nós, bombeiros militares, podemos até passar um dia sem atender ocorrência, mas, não podemos passar nenhum minuto sem estarmos preparados para cumprir nossa missão: salvar e proteger vidas”.

Depreende-se que o efetivo do Pelotão de Bombeiro Militar em Vacaria está seguindo a risca está máxima, buscando a capacitação e qualificação profissional para bem servir a sociedade.

Fonte: Corpo de Bombeiros Vacaria

Digiqole ad

Relacionados

Open chat