• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Programa de preservação da água é apresentado em Vacaria

 Programa de preservação da água é apresentado em Vacaria
Digiqole ad

 

Durante dois dias acontece na Câmara de Vereadores de Vacaria a apresentação do Programa da Itaipu Binacional “Cultivando Água Boa”. O início das atividades aconteceu nesta quarta-feira 08 com a presença dos gestores desse  programa vindos do Paraná e tendo como público alvo lideranças da comunidade.

 

Estão sendo diagnosticadas necessidades locais e propostas metas conjuntas de cooperação nas áreas de Gestão das Bacias Hidrográficas, Educação Ambiental e Plantas Medicinais.

 

Luiz Suzuke, assessor da diretoria de coordenação da Itaipu Binacional disse que a Usina de Itaipu ao ser construída gerou impactos e pouco tinha se feito para melhorar a qualidade da água e do solo. A partir de 2003 foi criado esse programa com o propósito de recuperar a água, o solo e o meio ambiente de forma em geral. O objetivo principal, portanto, é minimizar o impacto deixado pela usina a 40 anos atrás.

 

Em abril uma comitiva do Executivo Municipal visitou esse programa em Foz do Iguaçu e houve o interesse em replicar as boas ações também aqui no município. Suzuke salienta que a ideia é trocar informações e formar uma parceria diante do que já foi feito nesses 12 anos.

 

Vacaria vai trabalhar dentro de três metas: recuperação das micro bacias, educação ambiental e plantas medicinais. O secretário municipal da agricultura e meio ambiente, Eduardo Pagot, está otimista quanto a essa parceria, acreditando que o fundamental é preservar o meio ambiente nessas três áreas iniciais.

 

No dia 29 de abril o Programa Cultivando Água Boa, recebeu um prêmio internacional da ONU como melhor prática mundial no cuidado com a água.

 

Nesta quinta-feira dia 09 pela manhã, haverá uma roda de conversa com a diretoria da Itaipu Binacional  fazendo um diagnóstico sobre a realidade ambiental da região e a tarde será firmada a parceria entre o município de Vacaria e a Itaipu.

 

 

Crédito: Miro Santos/RadioEsmeralda

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat