• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Programa de Combate à Obesidade

Digiqole ad

Com o projeto “Saúde na Escola” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Guagnini, a equipe de profissionais composta pela professora de Educação Física Adelita de Carvalho Castellano, a nutricionista Ana Claudia Tumelero e a psicóloga Fabiane Grandi Santos, conquistou o 1.º lugar no VIII Fórum Nacional de Alimentação Escolar realizado em São Paulo nos dias 23 e 24 de maio.

Esse projeto iniciou em 2011 após constatação de que 23% dos 99 alunos avaliados estavam acima do peso, participaram 15 alunos da escola, na faixa etária de 6 a 11 anos. Participaram de diversas atividades num período de três meses e tiveram uma redução entre 0,8 e 1,9 no Índice de Massa Corpórea (IMC).

Na área de Educação Física foram realizadas atividades complementares às já desenvolvidas no horário normal. Na área de nutrição o trabalho consistiu em oficinas culinárias, nas quais as crianças passaram a cozinhar e ter contato com os alimentos. A psicóloga trabalhou aspectos comportamentais e psicológicos através de técnicas de Arteterapia.

O envolvimento dos demais funcionários da escola e dos familiares foi muito importante para o bom resultado do projeto. Pois foi necessária uma adequação de toda a merenda escolar e o envolvimento de professores e gestores, havendo uma reeducação alimentar em toda a escola, foram substituídos alimentos pouco nutritivos e acrescentado alimentos naturais e saudáveis. O envolvimento e colaboração dos familiares foi fundamental para as crianças realizarem em casa aquilo que aprendiam na escola.

A Administração Municipal parabeniza as profissionais, alunos, funcionárias e a Secretaria Municipal da Educação pelo prêmio e sucesso no projeto realizado.

Além desse evento, no último dia 29 de maio o projeto foi apresentado na I Mostra de Saúde dos Campos de Cima da Serra, realizada em Vacaria.

Para maiores informações sobre o projeto entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Muitos Capões: (54)3612 2102 ramal 212, smec@muitoscapoes.rs.gov.br.

 

Crédito: Prefeitura Municipal de Muitos Capões

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat