• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Professores de 12 municípios participam de projeto educativo da RGE

Digiqole ad

Desde ás 7h30min da manhã dessa terça-feira, dia 5, educadores de 12 municípios da área de abrangência da Rio Grande Energia, estão participando na Casa do Povo, das atividades referentes ao 5º Seminário Regional de Educação promovido através do projeto Caravana RGE – Educando Para a Eficiência, que tem como principal objetivo promover o conhecimento e estimular habilidades e atitudes sustentáveis, por meio da capacidade transformadora da educação.

Conforme informações de Carla Souza, coordenadora de comunicação da Caravana RGE, o encontro integra as ações do Projeto que leva educação, cultura, conhecimento e informação sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente para o universo escolar dos municípios da área de concessão (RGE).

Além dos educadores de Vacaria, também que participam do Seminário professores dos municípios de Esmeralda, Muitos Capões, Capão Bonito do Sul, Caseiros, São João da Urtiga, São José do Ouro, Maximiliano de Almeida, Ciríaco, Muliterno, São José dos Ausentes e Campestre da Serra.

Rafael Dalabrida, executivo de relacionamento com o Poder Público e Grupo A em Vacaria, salientou que hoje no Seminário, será um dia repleto de atividades destinadas à capacitação e a troca de experiências, educadores da rede pública de ensino que participam de oficinas multidisciplinares além de terem a oportunidade de conhecer a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento – exposição científica interativa sobre energia elétrica que estimula o público a fazer suas próprias descobertas sobre a importância da energia – e pelo espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”, que visa a mobilização dos diferentes públicos na dinâmica do Projeto por meio de uma abordagem sensível e divertida.

Também integra a programação do Seminário, a palestra “Desafios da Sustentabilidade”, ministrada por Genebaldo Freire Dias, Doutor em ecologia e referência na área de educação ambiental.

Durante o encontro, serão entregues materiais didáticos (revistas do professor e dos alunos) destinados às diferentes faixas etárias (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio) e um CD com as músicas do espetáculo.

Carla Souza salientou ainda, que no decorrer dos próximos meses, ações destinadas aos alunos dos municípios participantes do encontro serão realizadas em cada um deles.

“Em Vacaria, a Caravana RGE retornará com a Arena Cênica nos dias 7, 8 e 9 de maio, também na Casa do Povo, com apresentações do espetáculo teatral e exposição do Túnel do Conhecimento”, disse ela.

O Seminário Regional de Educação é uma promoção da Rio Grande Energia (RGE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Vacaria, através da Secretaria Municipal de Educação, e 7ª, 15ª e 23ª Coordenadorias Regionais de Educação.

Finalizando, Rafael Dalabrida acrescentou que o Seminário da Caravana RGE em Vacaria, marca o lançamento da Mostra Fotográfica itinerante do Projeto, que é composta por 80 painéis que registram os melhores momentos da 1ª edição da Caravana, realizada em 2010, onde foram visitadas 80 cidades da área de atuação da empresa.

“Nos painéis estarão expostas fotos que mostram todas as atividades de pré-produção nos municípios, como reuniões e visitas para divulgação das atividades e escolha do local para o recebimento das ações, até a montagem das estruturas, ensaios dos atores da peça, escolha de figurinos, construção dos experimentos científicos e a realização das atividades em cada cidade”, afirmou Rafael.

A mostra estará presente em todos os Seminários Regionais de Educação do Projeto. As próximas cidades a receber a estrutura serão Soledade, Erechim e Sarandi.

Nesta 2ª edição, a Caravana RGE – Educando Para a Eficiência, vai percorrer mais 94 municípios da área de concessão da empresa, dando continuidade à cultura da mudança de comportamento para a construção de uma sociedade melhor. A estimativa é atender professores e estudantes de 1.000 escolas em 250 ações.

Além dos Seminários Regionais de Educação já ocorridos em Bento Gonçalves, Gravataí, Três Passos e Cruz Alta, serão realizados mais quatro Seminários nas cidades-polo da área de concessão da RGE que são: Vacaria, Soledade, Erechim e Sarandi.

São encontros preparados especialmente para os educadores, com o objetivo de apresentação do Projeto, promoção do aprendizado e troca de experiências.

A expectativa da Rio Grande Energia, é de que 2.500 docentes participem dos Seminários.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat