• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Professor João Maria Pinheiro será o patrono dos Festejos Farroupilhas de Bom Jesus

Digiqole ad

Através de uma consulta popular realizada na última segunda-feira, dia 19, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Bom Jesus, foi eleito o homenageado dos Festejos Farroupilhas no ano do Centenário de Bom Jesus.

Conhecido carinhosamente como professor João Maria, filho de Didimo Pinheiro da Rosa e Dorvalina Osório da Rosa, o professor João Maria Pinheiro da Rosa será o patrono da edição deste ano depois de obter a maioria dos votos. Foram 74 a seu favor.

Através da indicação do CTG Presilha do Rio Grande, o professor João Maria concorreu com Claudio Hugo Tessari que obteve 28 votos, num total de 102 votantes.

O professor João Maria nasceu no Carretão, distrito de Bom Jesus, no dia 8 de abril de 1937.

Aos 7 anos de idade, com deficiência visual, começou a tocar gaita de 12 baixos, presente que ganhou do seu pai.

Desde moço animou bailes e surpresas nas casas de parentes e amigos no interior de Bom Jesus.

Vindo para cidade, aperfeiçoou sua técnica musical, trazendo muita alegria a famílias, principalmente a jovens senhoritas, pois era o gaiteiro das serestas feitas na calada da noite, pelos namorados, que assim homenageavam suas amadas.

Em meados de 1960, João Maria iniciou a profissão de professor de acordeon e gaita ponto. Tendo alunos, hoje profissionais nomes conhecidos da música riograndense dentre eles: Frutuoso Araujo, Sadi Soares, Aderli Mendes, Edson Becker Dutra entre outros.

Em Bom Jesus, o professor João Maria profissionalizou Carla Ramos, Michel Borghetti, Diego Biazus, Marco Antonio Tietbhol, Luciano Maggi, entre outros.

Além disso, o professor João Maria Pinheiro da Rosa foi fundador do grupo Musical Planalto de Bom Jesus, Os Caudilhos de Vacaria, Os Mestres do Acordeon e os Sanfoneiros.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo e colaboração do site Nordestao RS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat