• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Professor Aikido visita o Território de Paz

 Professor Aikido visita o Território de Paz
Digiqole ad

Na manhã desta terça-feira, dia 17, o coordenador do TERRITÓRIO DE PAZ de Vacaria, comissário da Polícia Civil João Carlos Abreu, recebeu a visita do professor de Aikido Rodrigo José Martinez Osinaldi, o qual propôs formar uma parceria para voluntariamente realizar aulas da arte marcial no Território de Paz, visando todos os Agentes da Segurança Pública e alunos das escolas de abrangência do programa RS na PAZ.

Aikido ou aiquidô1 é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960, como um compêndio dos seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. É exercido através da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o aikidōka (praticante de aikido) conduz o impulso atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. As técnicas são complementadas com várias projeções, torções e contusões comuns.

O AIKIDO como defesa pessoal

Aikido é utilizado pela Polícia Metropolitana de Tóquio, pelo Pelotão de Choque e pela Polícia Feminina e o atual chefe de segurança do Primeiro Ministro do Japão é uma praticante de Aikido. Na United States Naval Academy, os agentes do Departamento de Estado, a polícia de Nassau (NY) e alguns agentes do FBI, Swat, a Polícia Montada do Canadá e para formação da Policia da Venezuela. No Brasil a Polícia de Governador Valadares, já está tendo aula de Aikido.

Em Santos, já foram ministradas aulas para agentes das Polícias Civil, Militar, Federal, além dos cursos de formação de segurança patrimonial e pessoal.

A coordenação do Território de Paz irá verificar da possibilidade de implantar as aulas gratuitas na Base Comunitária – Casa da Cidadania.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo e Assessoria de Imprensa Território de Paz

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat