• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

PIM de Vacaria recebe visita de representantes do PIM Estadual e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal de São Paulo

Digiqole ad

O Programa Primeira Infância Melhor – PIM, da Prefeitura Municipal de Vacaria, foi escolhido pelo Estado do Rio Grande do Sul para receber, no dia de hoje, 11 de janeiro, a visita de representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e dos coordenadores do programa na Secretaria Estadual de Saúde.

A recepção aos visitantes aconteceu no final da manhã dessa quarta-feira, na Cripta da Catedral Nossa Senhora da Oliveira.

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi criada em São Paulo, em 1965, pelo banqueiro Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e sua esposa Maria Cecília Souto Vidigal.

Atualmente, a FMCSV tem um grande Programa Primeira Infância, que mantém diversos projetos de incentivo ao desenvolvimento das crianças nessa faixa etária,

Na área de Desenvolvimento da Primeira Infância, a Fundação mantém um programa que engloba projetos sociais, municipais e em regiões metropolitanas, e projetos de geração e disseminação de conhecimento, entre eles, financiamento a pesquisas, traduções e publicações de livros, folhetos, fascículos e enciclopédia.

A FMCSV também tem atuação destacada na Rede Nacional Primeira Infância, na qual lidera, em conjunto com outros representantes, o trabalho em prol da adoção de planos municipais para a Primeira Infância.

Durante a visita, os representantes estão conhecendo também, a estrutura do PIM vacariense, seu histórico, além de acompanhar as modalidades de atenção que as visitadoras realizam com as famílias de crianças de 0 a 6 anos e gestantes.

No início da tarde os visitantes participaram de uma Modalidade Grupal na Escola do Bairro Vista Alegre e ás 15h30min, o grupo foi dividido para acompanhar três modalidades individuais concomitantes e também realizaram visitas domiciliares acompanhados dos técnicos do município as famílias atendidas pelo Programa para assistir a Modalidade de Atenção Individual no Bairro Municipal.

Ás 16h30min houve uma reunião final na Sala do PIM de Vacaria, que fica localizada junto á sede da Guarda Municipal.

Vale lembrar que atualmente, Vacaria conta com uma equipe de 15 visitadoras, duas monitoras, um responsável pelo banco de dados e uma coordenadora do programa, ligadas à Secretaria Municipal da Saúde.

Além disto, conta com um Grupo Técnico Municipal, formado por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Habitação.

Segundo informações de Ausilia Cassol Comparin, coordenadora do PIM local, o apoio da família é de fundamental importância nesse programa que atende as crianças.

Para a coordenadora adjunta da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Caxias do Sul, Maria de Fátima Kobielski, a escolha de Vacaria para esta visita mostra o reconhecimento do excelente trabalho realizado por toda a equipe envolvida na grande missão de orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep.Jornalismo Rádio Esmeralda FM

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat