• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Patrono da 42ª Feira do Livro começou a escrever com 10 anos

 Patrono da 42ª Feira do Livro começou a escrever com 10 anos

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

Na manhã desta quinta-feira aconteceu a abertura oficial da 42ª Feira do Livro e da 24ª do Artesanato, no salão de atos da Secretaria Municipal da Educação.

O tema da feira deste ano é “Aventure-se no mundo colorido da imaginação”. O patrono desta edição é o jovem escritor Athos Beuren. O autor teve seu trabalho inaugural publicado em 1997, quando tinha 10 anos de idade. Seu primeiro livro, Viver ou Morrer, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura – considerado o mais importante prêmio cultural do estado do Rio Grande do Sul – na categoria “Autor Revelação em Literatura Infantojuvenil”. Athos teve obras prefaciadas por Maria Dinorah, Moacyr Scliar e Osvino Toillier. O título DezAventuras foi publicado também em Portugal.

Atualmente, Athos realiza palestras, dinâmicas e oficinas através do projeto Leitura & Aventura, utilizando mecânicas que envolvem trabalho de equipe, liderança, interpretação de papéis, raciocínio lógico e criatividade. A premissa do projeto é usar o fator lúdico dos livros-jogos e RPGs como ferramenta de ensino.

Em entrevista à Rádio Esmeralda, Athos disse que mesmo com as novas tecnologias, no contexto atual, ainda há espaço para os livros físicos. Ele disse que é necessário fazer com que as crianças tenham contato direto com as obras, fazendo com que seja uma relação íntima, já que nada substitui o “ato de manusear” um livro físico.

A mensagem que o jovem escritor deixa para os jovens é que adquiram o gosto pela leitura, e pratiquem o hábito da escrita. “Comecei cedo, o início sempre é complicado, mas a maior parte das críticas servem para que nosso trabalho fique cada vez melhor e as crianças devem acostumar-se à leitura e à escrita, colocando no papel suas ideias, para que possam surgir novos talentos” – finalizou.

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat