• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Parceria entre Palácio Piratini e Museu da Comunicação ganha as redes sociais

 Parceria entre Palácio Piratini e Museu da Comunicação ganha as redes sociais

Registros que datam desde os anos 1950 serão divulgadas com informações históricas nas páginas do Palácio e do museu – Foto: Álvaro Bonadiman/Ascom Palácio Piratini.

Imagens que integram o Acervo Fotográfico e Audiovisual do Palácio Piratini no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) chegam às redes sociais a partir de quinta-feira (5/10). As fotografias serão postadas semanalmente ao longo de outubro, sempre às quintas, na conta do Palácio Piratini no Instagram, em colaboração com o perfil do MuseCom. Nas postagens, o material será acompanhado de informações históricas e curiosidades recuperadas por servidores da sede do governo estadual e do museu.

As imagens selecionadas têm como pano de fundo o Piratini. São registros de visitas, eventos e outros acontecimentos relacionados às agendas dos governadores desde os anos 1950, e que evidenciam a reconfiguração não somente do Palácio, como também da cidade e dos costumes locais.

A ideia é que o projeto sirva como um convite para que a população conheça o acervo, que está em processo de digitalização e disponibilização on-line. O resgate e a divulgação das imagens também buscam contribuir com o trabalho de pesquisadores e estudantes.

“O projeto de preservação do Acervo Fotográfico e Audiovisual do Palácio Piratini tem sido decisivo na medida em que temos conseguido salvaguardar e difundir conteúdos até então inacessíveis para a população. Nesta nova etapa, nos orgulha conseguir avançar no sentido da difusão e, novamente em parceria com a equipe de preservação do Piratini, entregar esse conteúdo de outras formas, para novos públicos e agregando curiosidades muito interessantes”, avalia o diretor do Musecom, Wellington Ricardo Machado da Silva.

O diretor de Conservação e Memória do Palácio Piratini, Mateus Gomes, também destaca a relevância da iniciativa para o fortalecimento do plano de preservação da memória da sede do governo.

“A cada lote de imagens que o MuseCom lança na plataforma o nosso trabalho é enriquecido com informações da constituição arquitetônica do Palácio, principalmente no seu projeto de interiores. Isso é muito importante para elaborarmos a memória a respeito da preservação desse patrimônio”, ressalta Gomes.

Acervo conta com mais de 700 mil imagens físicas

O acervo fotográfico com imagens analógicas dos governos gaúchos existe no Museu da Comunicação, instituição vinculada à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), desde os anos 1990. São mais de 700 mil fotografias registradas ao longo de décadas pela Secretaria de Comunicação.

Parte desse material era recuperado dos arquivos do museu de maneira pontual, a partir da demanda de estudantes e pesquisadores que se debruçavam sobre temas e períodos específicos da história do Rio Grande do Sul – como a Campanha da Legalidade.

Em março de 2022, a criação do Acervo Fotográfico e Audiovisual do Palácio Piratini pelo MuseCom teve como objetivo lançar um olhar mais integral sobre as imagens armazenadas. O projeto pretende digitalizar a totalidade das fotografias dos comandos estaduais em posse do museu, que datam desde os anos 1950 até os dias atuais.

A primeira fase do processo contemplou registros dos governos de Walter Só Jobim (1947–1951), Ernesto Dornelles (1951–1955) e Ildo Meneghetti (1955–1959). Além desses, já estão disponíveis fotografias dos governos de Leonel Brizola (1959–1963) – incluindo a Campanha da Legalidade –, Synval Guazzeli (1975–1979), Euclides Triches (1971–1975), José Augusto Amaral de Souza (1979–1983), Jair Soares (1983–1987) e Pedro Simon (1987–1990).

Fonte: SECOM RS

Digiqole ad

Relacionados

Open chat