OS TRÊS VENENOS DA ALMA
Buda explicou que havia três coisas que envenenavam a Alma e são elas:
“O anexo”
“A rejeição”
“A ignorância”..
“O anexo”
Leva-nos a agarrar-nos, a acreditar-nos donos das coisas e das pessoas, dos grupos de trabalho, dos amigos, dos filhos, do casal, até dos lugares por onde andamos.
É assim que nossa mente funciona. Apegando-se assim a tudo.
O apego é uma fonte de sofrimento porque ignoramos a 1ª Grande Nobre Verdade:
“Tudo é impermanente”.. E se as coisas são impermanentes, de que adianta nos apegarmos a algo que temos certeza de que vai desaparecer?
Exemplo: Um casamento que acabou há muito tempo nos faz sofrer por anos. você apenas tem que aceitar que as pessoas têm o direito de mudar de ideia.
Como nós mesmos: talvez antes não gostássemos de algo e agora gostamos, e dizemos isso com espanto quando falamos com amigos. Dizemos: “Antes não gostava de pizza e agora adoro”.
Bem sim, as pessoas mudam em tudo, atitudes, gostos, atividades, opiniões e o amor não é para sempre em alguns. Quando a pessoa é sugerida a largar o que NUNCA FOI DELE, a sensação de bem-estar é indescritível.
O apego é a principal fonte de sofrimento e continuaremos a analisá-lo.
“A rejeição”
Isso leva à raiva e ao ódio. Querer que algo não exista, querer tirar algo da nossa vida é inútil, porque faça o que fizer, o que te incomoda estará lá.
Talvez aquele vizinho nos incomode, mas longe de entrar em conflito com essa pessoa, o que devemos fazer é descobrir por que isso te incomoda tanto? Que coisas você está projetando nele que são suas? E essas suas coisas VOCÊ NÃO PODE APAGAR, vai ter que aprender a conviver com elas.
A rejeição é a outra fonte de sofrimento infinito.
“A ignorância”
Não conhecer as leis universais. Sem saber que, se você causar dano, esse dano que você causar, de alguma forma, voltará para você.
Ignorar a lei do karma, ignorar os três venenos da alma e, em geral, não conhecer os ensinamentos, constituem um veneno muito poderoso.
Muitas pessoas pensam: .. “Já que não gosto desse assunto, vou machucá-lo”, na verdade ele está assinando sua própria sentença. esse dano que ele faz vai recebê-lo inevitavelmente.
“O melhor é sempre manter a calma e fazer o bem aos outros”.
amor e harmonia com o universo e os seres e HARMONIA COM DEUS E O UNIVERSO