• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Órgãos de Segurança do município preparam-se para a Semana Nacional de Trânsito

 Órgãos de Segurança do município preparam-se para a Semana Nacional de Trânsito
Digiqole ad

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano de 2014: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, a Semana Nacional é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

O tema não deverá ter a proposta de abordagem simplista que fale da faixa de pedestres, semáforos, etc. É algo bem mais audacioso e que pretende ampliar o conceito de segurança dos mais vulneráveis. A escolha do tema, por sugestão da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN, faz alusão a necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

A escolha do tema faz alusão, em princípio, ao artigo 29, XII, §2º do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual: “Respeitadas ás normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”, e se expande para além do trânsito em “stricto sensu”, uma vez que visa alertar as autoridades para a necessidade de repensar o espaço urbano, tendo como preocupação a mobilidade do pedestre, uma vez que o meio ambiente influencia diretamente para evitar ou proporcionar acidentes de trânsito envolvendo esses usuários da via.

Aqui em Vacaria, a Semana Nacional de trânsito vai acontecer de 29 deste mês a 03 de outubro devido ás comemorações da Semana Farroupilha.

A data ficou definida na manhã desta quarta-feira, dia 10, na primeira reunião para a preparação do evento e que durou cerca de 1h40min na sede da Guarda Municipal em Vacaria.

O encontro reuniu além da GM, a Polícia Civil, o Departamento Municipal de Trânsito, os três CFC’s, a Defesa Civil, a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros e a Administração Municipal.

Conforme informações do chefe da Guarda Municipal, Léo Fiorio, entre outras atividades, a Semana Nacional de Trânsito de Vacaria terá este ano palestras informativas e educativas direcionadas a skatistas, ciclistas, motociclistas e principalmente pedestres destacando para que os mesmos utilizem a faixa de segurança ao atravessar as ruas e avenidas.

No encerramento do evento no dia 03 de outubro, uma sexta-feira, a partir das 14 horas, será realizada na praça Daltro Filho e na frente da Catedral, uma ação especial com a participação de todos os órgãos envolvidos na Semana Nacional de Trânsito e terá brinquedos infláveis, pista móvel de trânsito e possivelmente uma simulação de acidente envolvendo skatistas, ciclistas e motociclistas.

Léo Fiorio informou ainda, que em caso de mau tempo, o evento do dia 03 de outubro possivelmente será realizado na Casa do Povo.

A próxima reunião sobre o assunto será realizada na quarta-feira da próxima semana, ás 14 horas, também na sede da Guarda Municipal.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat