Operação conjunta de PC e BM prende em Ipê suspeito de assaltar praça de pedágio em Vacaria

No início da tarde de ontem, uma operação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar resultou na prisão de um dos suspeitos do roubo a praça de pedágio da Concessionária de Rodovias Rodosul, fato que ocorreu na madrugada desta segunda-feira, dia 8, na BR 116 em Vacaria.
A ligação de um popular ajudou a polícia a chegar até um dos possíveis membros da quadrilha. Ele estava na Vila Segredo, no município de Ipê.
De acordo com a Brigada Militar, as características do homem repassadas por telefone eram as mesmas observadas pelas câmeras de monitoramento da praça de pedágio.
A praça de pedágio de Vacaria foi atacada por quatro criminosos armados com fuzis e pistolas 9mm e 380. Vários tiros foram disparados para intimidar as vítimas. Os quatro indivíduos chegaram ao local utilizando um Megane cor branca, renderam os funcionários e transeuntes e depois estouraram o cofre com explosivos. Ninguém ficou ferido.
Logo após o assalto eles fugiram em dois automóveis, o Megane e um Clio preto, placas ILT – 8781.
O Megane (que havia sido roubado em Porto Alegre) foi abandonado na RS – 122, em direção a Ipê, e o Clio ainda não foi localizado.
Policiais Civis da delegacia de roubos do DEIC e da Delegacia de Polícia de Vacaria, juntamente com policiais militares do POE do 10º BPM fizeram buscas incessantes na região.
Por volta do meio-dia, em uma propriedade rural localizada na Capela do Caravággio, na localidade de Segredo, interior do município de Ipê, o suspeito, um homem de 27 anos, natural de Caxias do Sul, pulou a janela da casa e fugiu pelo mato ao ver a aproximação da Brigada Militar, sendo preso em seguida por uma equipe da Polícia Civil quando já andava por uma estrada de chão batido.
A propriedade rural onde estava o suspeito pertence á família dele que na ocasião da abordagem policial estava em poder de uma pistola 9mm.
No roubo do pedágio em Vacaria como no roubo com explosivos a agência do Banco de Brasil em Jaquirana, foram utilizados fuzis e pistolas 9mm.
Os Policiais Civis localizaram o indivíduo graças a informações de moradores que escutavam as informações pelas emissoras de rádio e perceberam a movimentação do suspeito. As pessoas informaram também, que ontem à noite a perua Megane esteve na residência do indivíduo entre 21 horas e meia-noite.
Os policiais do DEIC encontraram na casa do suspeito, diversos objetos relacionados ao crime, como toca ninja, luvas, um rádio comunicador e cápsulas de pistolas 9mm.
Ainda no dia 24 de julho, em São Marcos, uma motocicleta Honda CBC 300, pertencente ao mesmo individuo foi abandonada numa barreira policial. Junto à moto tinha uma mochila onde foram encontrados explosivos, detonadores e um revolver.
O titular da Delegacia de Roubos do DEIC, delegado Juliano Ferreira, afirma que o modus operanti na praça de pedágio foi o mesmo utilizado nos assaltos de diversas agências bancárias, como Jaquirana, Picada Café, Torres, São Francisco de Paula e Ipê.
Crédito: Texto: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo – Foto: Delegacia de Polícia
