• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Número de jovens eleitores diminui 50% no RS, apontam dados do TSE

 Número de jovens eleitores diminui 50% no RS, apontam dados do TSE
Digiqole ad

O número de eleitores entre 16 e 17 anos diminuiu 50% em dois anos no Rio Grande do Sul. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado teve 134 mil novos eleitores nesta faixa etária no ano de 2012. Já em 2014, o número baixou para 67 mil. O desinteresse dos mais novos pode ser explicado pela falta de identificação com o sistema político, como mostrou a reportagem do Bom Dia Rio Grande, programa da RBS TV (veja o vídeo).

Em uma turma de pré-vestibular em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, por exemplo, 13 dos 21 alunos não fizeram o título de eleitor. Os motivos apontados por eles são vários: estudos, amadurecimento e desilusão com a política.

“Você tem que analisar as propostas dos candidatos. E esse ano é ano de vestibular, eu tenho que me concentrar nos estudos”, aponta Thiago Canani, de 17 anos.

“A gente tem a oportunidade de fazer depois. Eu acho que foi mais por questão de amadurecimento mesmo”, completa Thainá Paulon, também de 17 anos.

Para o cientista político João Inácio Pires Lucas, os partidos vão ter que aprender a se comunicar com o novo público, que quer respostas rápidas para as suas questões. “Os partidos, os governantes, os sistemas partidários, eles vão ter que aprofundar até a questão tecnólogica, apressando as informações até o processo decisório do cidadão”.

Há também quem vai na contramão da maioria. Independentemente de mudanças, o estudante Ben-Hur, de 16 anos, já fez o título de eleitor e espera contribuir para a mudança do país.

“Em virtude da época dos protestos [2013], que eles falavam que o maior protesto era quando está votando. É o momento onde você realmente consegue mudar alguma coisa. Daí que me motivou a fazer o título para eu conseguir mudar a situação do país que, às vezes, tem muitas situações que eu não considero adequada”, explica.

 

Crédito: Globo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat