• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Nasa promove com sucesso choque duplo em cratera da Lua

Digiqole ad

A sonda Lcross (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) da Nasa lançou nesta sexta-feira um foguete sobre a cratera Cabeus A, que se encontra na região do polo sul, na face oculta da Lua. Segundo Benjamin Neuman, diretor de ciência da Nasa, o impacto da sonda com a Lua foi um sucesso. Os cientistas pretendem determinar se há água congelada no fundo da cratera, que jamais recebe a luz solar e tem temperaturas médias de 240 graus negativos.

“Não sabemos o que veremos nem o que vai acontecer, mas esperamos ver um grande espetáculo”, diziam os cientistas da Nasa, antes do impacto. Nesta sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), a Nasa vai organizar uma coletiva para falar sobre a missão.

A sonda, chamada de LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite), partiu da Terra em junho passado, a bordo de um foguete Atlas V, junto à sonda LRO (Lunar Reconaissance Orbiter), encarregada de elaborar uma carta detalhada do único satélite natural do nosso planeta.

Os dois artefatos integram a primeira missão do programa Constellation, que prevê a volta do homem à Lua a partir de 2020. A sonda LCROSS viajou para a Lua durante três meses, carregada por um estágio do foguete Atlas chamado Centauro.

 

Crédito: Globo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat