• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Meteorologistas alertam para semana de calorão e chuvas fortes no RS

 Meteorologistas alertam para semana de calorão e chuvas fortes no RS
Digiqole ad

Apesar das instabilidades se afastarem e o sol voltar na maior parte do Estado nesta terça e quarta-feira, os meteorologistas alertam para fortes e volumosas chuvas no final da semana. Há, inclusive, potencial de granizo e vendaval entre quinta e sábado em diversas regiões.

Na terça, o tempo melhora e chove apenas no Nordeste, Litoral Norte e Região Metropolitana. As outras áreas seguem com nebulosidade variável e o sol predomina no decorrer do dia. De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas ficam mais agradáveis em áreas como Porto Alegre, onde a máxima não passa dos 23ºC, e Pelotas, com 23ºC, mas deve chegar aos 29ºC em Bagé e aos 33ºC em Santo Augusto.

A quarta-feira terá predomínio de sol no RS, com pancadas isoladas de chuva nas regiões Metropolitana, Leste e Serra. A partir da noite, uma nova frente fria se aproxima do Estado, provocando a volta da chuva no Sul e no Oeste. Mas é a partir de quinta-feira que passa a valer o alerta de temporais dos especialistas.

— Os gaúchos podem esperar bastante chuva, com potencial formação de granizo e ventos fortes. As condições devem ser violentas e podem, sim, causar estragos — indica a meteorologista da Somar Fabiene Casamento.

Segundo ela, os mapas indicam que pode chover até 120mm na região central e Campanha na quinta-feira e passar dos 120mm na sexta, incluindo a Capital.
Hamilton Carvalho, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o “perigo” está na previsão é de pancadas isoladas:

— São chuvas muito fortes em curtos espaços de tempo, o que gera potencial para causar danos — afirma, mas acrescentando que o Inmet só emite alertas mais específicos com 24 horas de antecedência.

Além das chuvas, os gaúchos devem se preparar para o calor. O Inmet indica máxima de 36ºC na quarta-feira, de até 39ºC na quinta e 35ºC na sexta. As máximas devem cair somente a partir de sábado.

Embora mais fraca, a chuva deve continuar pelo menos até terça-feira da semana que vem.

 

Crédito: ClicRBS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat