• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Merecimento: Lagoa das Tradições vai receber troféu da Assembléia Legislativa

Digiqole ad

A Mesa da Assembléia aprovou nessa terça-feira , dia 18, os vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira “Teixeirinha”, que abrange 19 categorias. São artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha.

A distinção faz uma homenagem a Teixeirinha, além de valorizar a cultura do Rio Grande do Sul.

Os certificados e troféus serão entregues no próximo dia 2 de dezembro, a partir das 19 horas, no Teatro Dante Barone que fica localizado na Praça Marechal Deodoro, 101.

Na mesma data, será lançado um livro contendo uma biografia resumida de Teixeirinha e as trajetórias dos vencedores.

Venceram o prêmio o cantor Pedro Neves, a cantora Juliana Spanevello, o declamador Omair Trindade, a declamadora Andréa Eloi, o trovador Gonçalves Calixto (Cabeleira), a trovadora Maria T. Carvalho (Tetê Carvalho), o compositor Mário Michelon, o instrumentista Doly Carlos da Costa, o arranjador Paulo Bracht, o pajador Adão Bernardes e o produtor musical Vinícius Lummertz.

Pela capa do disco “Canto e Encanto Nativo – Vol. 15”, foi agraciado o designer Petter Campagna.

Pela divulgação de artistas gaúchos, foi destacado o PROGRAMA DO LAGOA DAS TRADIÇÕES VACARIANAS do comunicador ALGEMIRO TRINDADE VIEIRA da RÁDIO ESMERALDA FM de Vacaria.

Também foram contemplados o grupo de show Quartchêto, o grupo de baile Eco do Minuano & Bonitinho, o grupo de dança União Gaúcha João Simões Lopes Neto, a bandinha típica alemã Happy Brass, o intérprete de música teuto-rio-grandense Mauro Roberto Harff e o conjunto de música ítalo-rio-grandense Grupo de Filó Felice Personne.

A comissão julgadora reuniu representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS – SICOM/RS; Associação Gaúcha dos Músicos Profissionais de Porto Alegre; Associação Gaúcha de Artistas Regionais; MTG; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS. O prêmio foi criado em agosto de 1997, por iniciativa do então deputado estadual Giovani Cherini.

– Sobre Teixeirinha

Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, nasceu na cidade de Rolante, no interior do Rio Grande do Sul, em 03 de março de 1927, e faleceu em 04 de dezembro de 1985.

Sua consagração artística veio em 1961, quando seu disco “Coração de Luto” vendeu mais de um milhão de cópias.

Ele foi autor de cerca de 1.200 composições, das quais mais de 700 foram gravadas, e lançou 69 discos.

Além de músico, ele foi ator e produtor de filmes com destaque especial para o filme “Gaúcho de Passo Fundo”, onde Teixeirinha contracena com Mary Terezinha (sua ex-esposa), Vitor Mateus Teixeira Filho, Vitor Mateus Teixeira Neto e Jimmy Pipiollo.

Na foto ao fundo, Lagoa das Tradições Vacarianas (Algemiro Trindade Vieira) enquanto apresenta o programa que leva o seu nome.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Betão Carneiro/Rádio Esmeralda FM – 93,1

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat