Mel de Vacaria vira cosmético


A Cooperativa Vacariense de Apicultores AVAPIS, está comemorando a conquista recente, a produção de produtos cosméticos com o mel de Vacaria.
Em junho, turistas hospedados em hotéis no Rio de Janeiro e na Bahia usarão sabonetes, xampus e condicionadores feitos com extrato de mel produzido por agricultores familiares. Os produtos são da linha de cosméticos lançada dia 16 de abril em Brasília, pelo projeto Talentos do Brasil Rural desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo.
A linha de cosméticos já foi encomendada pela maior rede de resorts do Brasil, que comprará os produtos da Realgem´s Amenities, segundo anúncio feito pelo diretor comercial da empresa durante o lançamento realizado no Estádio Nacional de Brasília. Na solenidade, a empresa assinou contrato com a Cooperativa Vacariense de Apicultores (Avapis), para adquirir a matéria prima dos agricultores familiares gaúchos.
Com a parceria, a cooperativa terá direito a 5% do valor da comercialização dos produtos.
Conforme Alair Vargas, presidente da AVAPIS, a cooperativa tem hoje 49 associados e produz em média de 60 a 80 toneladas de mel por ano. Ele comemora essa conquista, pois irá agregar valor ao produto que é comercializado em todo país. Alair garante que a produção de mel, consegue atender a demanda de consumo in natura e também para a produção dos cosméticos.
Os produtos cosméticos também deverão chegar nos estabelecimentos comerciais para aquisição por parte da população.
Crédito: Miro Santos
