• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Mais de 800 espécies da flora gaúcha estão ameaçadas de extinção

 Mais de 800 espécies da flora gaúcha estão ameaçadas de extinção
Digiqole ad

Pelo menos 804 espécies da flora do Rio Grande do Sul estão ameaçadas de extinção. Para evitar o desaparecimento destes exemplares, técnicos da Fundação Zoobotânica (FZB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) discutiram a elaboração da Lista Vermelha da Flora – espécies ameaçadas de extinção no Estado. Eles participaram nesta sexta-feira do seminário “Flora Ameaçada do Rio Grande do Sul: desafios e estratégias”, no auditório da Botânica da Biociências da Ufrgs.

A diretora do Jardim Botânico de Porto Alegre, Andréia Carneiro, disse que o Estado possui cerca de cinco mil espécies da flora e que algumas estão correndo sérios riscos de extinção devido a expansão urbana e do aumento do plantio da soja, do arroz e de eucaliptos. “Temos que realizar ações para evitar, por exemplo, o desaparecimento de espécies como o Cactus. Temos 70 espécies da planta no meio ambiente e alguns exemplares só existem no Estado. Por este motivo, é muito importante a preservação”, explicou.

Conforme Andréia Carneiro, toda a sociedade gaúcha tem responsabilidade com a conservação e o respeito ao meio ambiente. Ela pediu que as pessoas não comprem espécies comercializadas nas ruas da Capital. “As pessoas devem comprar em lojas especializadas e que tenham autorização para comercialização das plantas”, ressaltou.

Durante o evento, o grupo de trabalho composto por técnicos da área de botânica da FZB, da Ufrgs e do Ministério do Meio Ambiente discutiu ações de conservação da flora gaúcha. Em outubro, a Sociedade Brasileira de Botânica realizará um seminário regional na Capital para discutir propostas para evitar a ameaça de extinção das espécies no Rio Grande do Sul. 

 

Foto: André Ávila

 

Crédito: http://correiodopovo.com.br/Noticias/558896/Mais-de-800-especies-da-flora-gaucha-estao-ameacadas-de-extincao

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat