• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Mais de 50 municípios aderem ao Viver sem Limite e RS sem Limite

Digiqole ad

Baseado nas estatísticas do IBGE de que o Brasil possui 24% de sua população com algum tipo de deficiência, ou seja, cerca de 46 milhões de pessoas, 54 municípios gaúchos aderiram ontem, segunda-feira, dia 20, na Famurs, aos planos Viver sem Limite e RS sem Limite. Na presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, do vice-governador do Estado, Beto Grill, e do presidente da Famurs, Ary Vanazzi, representantes da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (Faders), governo federal e estadual oficializaram a parceria com as cidades gaúchas. Em 2012, 32 cidades já haviam aderido aos planos.

Segundo a ministra Maria do Rosário, hoje em dia é impossível fazer um planejamento sem pensar nesses 46 milhões de pessoas. “Deixo aqui um desafio aos gestores municipais. Que em cada obra que realizarem, em cada ação que desenvolverem, pensem de que forma estão contribuindo para a qualidade de vida e sobrevivência das pessoas com deficiência.” E de acordo com Beto Grill não adianta pensar apenas nas rampas a serem construídas ou no semáforo sonoro. “É preciso uma transformação no pensamento, expandir o conhecimento e trazer ações concretas para nossas cidades.”

Para o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, apesar das cidades avançarem muito nesses últimos anos em termos de benefícios para as pessoas com algum tipo de deficiência, ainda é grande o total de escolas, por exemplo, que não estão adaptadas. “Cerca de 80% delas não estão adaptadas. Além disso, há muita falta de recursos para os municípios que precisam implantar projetos em todas as áreas.” O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, deixou aos prefeitos um alerta: “Esse é o momento de tornar as suas cidades inclusivas. Estão sendo oferecidos projetos para o transporte, adequação de escolas, prédios públicos, kits pedagógicos, enfim, não faltam alternativas para quem quer investir em cidades cada vez mais sustentáveis”.

Conforme a diretora-presidente da Faders, Marli Conzatti, é a própria sociedade a responsável pelas barreiras impostas aos deficientes. “Com essas adesões, a sociedade gaúcha começa a romper essas barreiras. Esse é um passo muito importante.” Também participaram o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede), Roger Prestes; os deputados Aldacir Oliboni e Henrique Fontana; o secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Raul Cohen; e Maria Celeste representando a Secretaria de Justiça dos Direitos Humanos.

Saiba mais sobre o Viver sem Limite

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite foi lançado pelo governo federal em novembro do ano passado com o objetivo de promover a cidadania, a autonomia e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, eliminando barreiras e permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis a toda a população. Desde então, o País tem promovido diversas ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. Entre estas ações, está a criação da linha BB Crédito Acessibilidade em fevereiro deste ano. Com isso, as pessoas com deficiência podem financiar no Banco do Brasil equipamentos com juros baixos.

Saiba mais sobre o RS sem Limite

O RS Sem Limite é a versão estadual do Viver sem Limite que garantirá direitos a 2,5 milhões de gaúchos com deficiência. Caberá à Faders coordená-lo junto com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede). Organizado em quatro partes, as iniciativas estabelecem metas até 2014, envolvendo R$ 258 milhões.

Relação dos municípios que aderiram:

Alegria

Alvorada

Araricá

Arroio do Sal

Arroio dos Ratos

Bagé

Barra do Guarita

Boa Vista do Buricá

Bom Retiro do Sul

Butiá

Cachoeira do Sul

Cachoeirinha

Camaquã

Candiota

Canoas

Capela de Santana

Caxias do Sul

Cerro Grande

Crissiumal

Encruzilhada do Sul

Esteio

Farroupilha

Giruá

Gramado

Gravataí

Imbé

Itaqui

Julio de Castilhos

Lajeado

Lajeado do Bugre

Montenegro

Mostardas

Nova Candelária

Nova Hartz

Nova Petrópolis

Osório

Palmares do Sul

Parobé

Porto Alegre

Rolante

Sagrada Família

São Borja

São José do Norte

Sapucaia do Sul

Segredo

São Gabriel

São Martinho

Soledade

Taquara

Torres

Três de Maio

Vacaria

Veranópolis

Viamão

 

Crédito: Fotos: Andrea Hilgert, Equipe de Comunicação Social da FAMURS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat