Leste do Estado pode ter chuva acima da média entre novembro e janeiro

O Rio Grande do Sul deve receber chuvas acima da média nos próximos meses, segundo o Boletim de Prognóstico Climático, o relatório mensal sobre o comportamento do clima no Brasil, elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A previsão, que vale até janeiro de 2013, aponta o aquecimento anormal das águas do Atlântico Sul como o principal motivo para que a faixa leste dos três Estados da Região Sul recebam mais chuva acima do normal. Nas demais áreas, a incidência de chuva tende para a normalidade, segundo o boletim, que também projeta a ocorrência de temperaturas nos padrões médios da época.
Uma surpresa do boletim é a redução, durante o verão, dos efeitos do fenômeno climático El Niño, com previsão de normalidade das temperaturas das águas superficiais do Pacífico Equatorial. O efeito estaria associado ao resfriamento das águas adjacentes à costa oeste da América do Sul. No entanto, alguns modelos de previsão climática ainda sugerem a possível manifestação de um fraco episódio de El Niño sobre o setor central do Pacífico entre novembro e janeiro.
Crédito: Zero Hora
