• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Lançado oficialmente a Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel de Vacaria e Feira de Frutas Nativas do RS

 Lançado oficialmente a Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel de Vacaria e Feira de Frutas Nativas do RS
Digiqole ad

Na manhã de hoje, quarta-feira, dia 18, na Associação Atelier Livre de Vacaria, aconteceu o lançamento oficial da 13ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel e 3ª Feira de Frutas Nativas do RS.

 

O evento gastronômico que terá diversas atrações culturais e oficinas, será realizado de 11 a 13 de dezembro próximo, nas dependências do Mercado Público Municipal.

 

Prestigiaram o evento, diversas autoridades e convidados.

 

Fizeram uso da palavra as seguintes pessoas: João de Almeida (membro do Conselho Fiscal da Associação dos Produtores das Pequenas Frutas); Alair Vasques (presidente da Avapis); Francisca Inês Almeida (vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões); Aline Sbardelotto (Ascar/Emater); Elói Portolan (gerente da Emater Regional); Joceli Confortin (presidente da Associação dos Artesãos de Vacaria); Eduardo Pagot (secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente) e o prefeito Elói Poltronieri.

 

Todos foram enfáticos em afirmar no crescimento e a boa repercussão da feira ano após ano.

 

As atrações da 13ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel & 3ª Feira de Frutas Nativas do RS são oferecidas gratuitamente á toda comunidade.

 

Após a solenidade, os presentes ao evento puderam saborear um gostoso café da manhã, com sucos e bolos feitos através das pequenas frutas produzidas em Vacaria e Região.

 

No dia 10 de dezembro, a partir das 13h30min, no Auditório da UERGS, haverá um Workshop sobre o manejo e controle da mosca D. Suzukii.

Participação: Dr Régis Sivori dos Santos (Embrapa Uva e Vinho); Dra. Hannah J. Burrack (Entomology & Extesion Especialist North Carolina State University).

Já no dia 11 de dezembro, das 9h às 16h30min, no Centro Educacional Dom Orlando Dotti, acontecerá também, o 3° Encontro Estadual da Cadeia Solidária das Frutas Nativas do RS.

 

A Programação Preliminar da 13ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel e 3ª Feira de Frutas Nativas do RS que acontece de

11 a 13 de dezembro é a seguinte:

 

11/12/2015 – Sexta-feira

Tarde

13h30min   Início da feira

13h30min   Recepção dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares.

14h30min   Premiação do Concurso Poema Ilustrado: Tema: Pequenas frutas e frutas nativas: importância nutricional, social, econômica e ambiental para a região.

15h00min   Apresentação cultural: “O livro sem imagem” – Cia Joker.

15h30min   Promoção da Alimentação Saudável: distribuição de pequenas frutas, sucos, mel e picolés aos alunos das escolas do município.

Haverá parque infantil com brinquedos infláveis.

20h30min   Encerramento

 

12/12/2015 – Sábado

Manhã

8h               Início da feira

9h              Oficina de Artesanato I: Fuxico

                   Oficina de Artesanato II: Reciclagem de calças jeans.

9h               Oficina de Culinária I: receitas com pequenas frutas. Instrutora: Helena

Maria Santi Martins (Chácara do Aconchego)

 

Tarde

14h             Abertura oficial

15h             Corte e distribuição do Bolo Temático

16h                      Oficina de Culinária II: receitas com frutas nativas. Instrutora: Lídia da Rocha Figueiró (Encontro de Sabores/Cetap)

17h             Oficina de Artesanato III: Fuxico

                   Oficina de Artesanato IV: Patchcolagem

18h             Apresentação cultural: William Michelon

18h                      Oficina de Culinária III: receitas com pequenas frutas e mel. Instrutora: Eline Prando (Blog Mel e Pimenta)

19h             Apresentações Artísticas: CTG Porteira do Rio Grande

20h             Apresentações Artísticas: CTG Porteira do Rio Grande

20h30min   Encerramento

 

13/12/2015 – Domingo

Manhã

9h               Inicio da feira

9h               Mateada com Erva Mate Tertúlia, Schneider e Cambona 4.

9h                        Caminhada da Longevidade: Distribuição de sucos e sorteio de brindes aos participantes inscritos na caminhada, na chegada ao Mercado Público.

Local de Saída: Catedral Nossa Senhora da Oliveira

10h             Oficina de Artesanato V: Fuxico

                   Oficina de Artesanato VI: Patchcolagem

10h                      Oficina de Culinária IV: receitas com pequenas frutas e mel. Instrutora: Eline Prando (Blog Mel e Pimenta)

10h             Apresentações Artísticas: CTG Porteira do Rio Grande

 

Tarde

14h                      Oficina de Culinária V: receitas com pequenas frutas. Instrutor: Roque Antonio Rosa (Senac)

15h             Apresentação tradicionalista: Grupo Identidade

16h                      Oficina de Culinária VI: receitas com pequenas frutas. Instrutor: Guilherme Hoff Bettamio (Senac)

17h             Apresentação cultural: Raineri Spohr

18h             Sorteio de uma cesta temática com produtos da feira

20h30min   Encerramento

 

A atração também terá a presença do Palhaço Peteleco “O Sombra” durante todo o evento e ainda, oficinas de arte com a nova geração do Atelier Livre – ASVAAL durante todo o evento.

Os organizadores lembram que as inscrições para as oficinas de culinária podem ser feitas antecipadamente na Emater de Vacaria. Informações através do fone: 3231-2100.

A realização das feiras é da Prefeitura Municipal de Vacaria através da secretária municipal da Agricultura e Meio Ambiente, AppeFrutas, Avapis, Associação dos Artesãos de Vacaria, STR de Vacaria e Muitos Capões, Emater/RS, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e Governo do Estado do RS.

O apoio é da UCS, UERGS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Asvaal, Cetap Agriculturaecologia, Encontro de Sabores, Agenda 21, Rotary Club Vacaria, Fecomércio-RS, Senac, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat