• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Integrantes da Associação Internacional de Fruticultura visitam Vacaria

Digiqole ad

O município de Vacaria recebeu no final da tarde de ontem, quarta-feira, dia 18, os associados de uma das principais entidades do mundo no segmento de produção de frutas, a Associação Internacional de Fruticultura (IFTA).

Mesmo com mais de três horas de atraso, pois um dos ônibus que trazia as delegações teve problemas durante o trajeto de Porto Alegre a Vacaria, a recepção ao grupo, de mais de 50 pessoas, de sete países (Estados Unidos, Canadá, Omã, México, Polônia, Reino Unido e China), aconteceu na sede social do CTG Porteira do Rio Grande.

Nessa quinta-feira, dia 19, os estrangeiros estão no município de Bom Jesus, onde estão conhecendo pomares de maçã e, na parte da tarde complementando o Tour Técnico no Brasil, eles irão para a região de São Joaquim, no vizinho Estado de Santa Catarina, no qual também os estrangeiros farão uma visita a alguns pomares de maçã, amanhã, sexta-feira, dia 20.

“A IFTA (Internacional Fruit Tree Association foi criada nos anos de 1950, visando à produção de frutas em alta densidade. Ela promove a cada quatro anos, uma programação internacional e pela primeira vez, o Tour Técnico incluiu o Brasil no roteiro”, explicou a Dra. Rosa Maria Sanhueza, da Proterra e uma das organizadoras do evento.

Falando sobre a Conferência da Associação que aconteceu de 8 a 11 deste mês, em Santiago do Chile, a Dra. Rosa Maria acrescentou que Vacaria também tem competência para realizar uma conferência dessa natureza.

Na recepção aos associados à IFTA em Vacaria, foi ralizada uma amostra de frutas produzidas no município, artesanato, apresentações artísticas por parte do CTG Porteira do Rio Grande além de três palestras.

O representante da Prefeitura Municipal de Vacaria falou sobre o potencial agrícola do município e dos Campos de Cima da Serra. Na seqüência, o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, abordou “Linhas de pesquisa na maçã brasileira – conquistas e desafios”.

Por fim, o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Péres, apresentou o perfil do setor da maçã no Brasil.

Em contato com a nossa reportagem, o Dr. Pierre disse que a visita dos estrangeiros á Vacaria é muito importante, principalmente no que diz respeito á divulgação das frutas produzidas no município que estão entre as melhores do mundo.

O tour da IFTA no Brasil foi viabilizado através da parceria entre a Agapomi, ABPM, Prefeitura Municipal de Vacaria, Embrapa Uva e Vinho, CTG Porteira do Rio Grande, Proterra Engenharia Agronômica e Mussatto Consultoria, além da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), através da Estação Experimental de São Joaquim.

O evento realizado ontem no CTG Porteira do Rio Grande ainda teve um jantar de confraternização entre os presentes.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo Rádio Esmeralda

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat