• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Inscrições para o alistamento militar obrigatório vão até 30 de junho

 Inscrições para o alistamento militar obrigatório vão até 30 de junho
Digiqole ad

Jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2021, devem participar do alistamento militar obrigatório. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e devem ser realizadas de forma online, pelo site alistamento.eb.mil.br ou pelo aplicativo Exército Brasileiro.

Impedimentos

Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que determina o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, estará sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar.

Essa situação gera impedimentos como a impossibilidade de tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.

Inscrição e seleção

Para realizar a inscrição no alistamento militar, o candidato deve apresentar documentos de identificação com foto e comprovante de residência. Após preencher o formulário, é possível acompanhar os próximos passos no site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

O processo de seleção para as Forças Armadas ocorre de 1º de julho a 28 de outubro. Serão feitas avaliações de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos para aprovação ou dispensa do serviço militar.

Se aprovado, a prestação do serviço militar será de 12 meses, prazo que pode ser reduzido por dois meses ou estendido em mais seis meses. Se dispensado, o candidato recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e acorda a apresentar-se caso seja necessário.

Lista de documentos necessários para realizar a inscrição:
Certidão de Pessoa Física (CPF)
Carteira de identidade
Comprovante de endereço com CEP
Endereço de e-mail
Telefone

Fonte: Leouve

Digiqole ad

Relacionados

Open chat