Inscrições para o Seminário Internacional de Fruticultura supera expectativas

Desde ontem à noite, no Centro de Eventos Bortolon, na Rua Ramiro Barcelos, está acontecendo o Seminário Internacional de Fruticultura Sustentabilidade Econômica, Qualidade de Pomares e Mecanização.
Segundo informações de Leandro Bortoluz, um dos organizadores do evento, as inscrições superaram as expectativas tendo em vista que os mesmos esperavam cerca de 250 inscrições e elas superaram o número de 350.
A programação do evento reinicia na parte da tarde, a partir das 13h30min com a palestra do dr. Craig Hornblow, da AgFirst que abordará o tema “Plantio, poda e condução de pomares de macieiras para viabilizar a mecanização, da seleção da área de plantio à colheita na Nova Zelândia.
Após isso e um intervalo de 20 minutos, às 15h20min acontece à palestra Plantio, poda e condução de pomares de macieiras para viabilizar a mecanização, da seleção da área de plantio à colheita na Europa, que Será ministrada pelo Dr. Kurt Werth, da SK Südtirol.
Ás 17h acontece à discussão sobre o tema e às 20h haverá um jantar de confraternização.
Já para amanhã, sexta-feira, dia 18, último dia do evento, a programação é a seguinte:
8h Painel 4: Clima e suas conseqüências na cultura da maçã, com os moderadores engenheiros agrônomos Elaine Conte UCS e Cesar Luiz Zanato da Proterra.
8h10min Mudança climática e as conseqüências na produção e produtividade da maçã, palestra com o professor e dr. Fernando Santibañes, da Faculdade de Agronomia da Universidade do Chile.
9h15min Painel 5: Mecanização de pomares com os moderadores/doutores Andrea Ruffato, da Embrapa Uva e Vinho e José Luiz Petri, da Epagri de Caçador SC.
9h20min Mecanização de pomares de maçãs no Brasil, palestra com o engenheiro agrônomo João Mena Neto, da Fischer.
10h30min Intervalo
10h50min Mecanização de pomares de maçãs nos EUA, palestra com o dr. Terence Robinson, da Universidade de Cornell EUA.
12h Almoço de confraternização
13h30min Mecanização de pomares de maçãs na Europa, palestra com o dr. Kurt Werth, da SK Südtirol.
14h30min Mecanização de pomares de maçãs na Nova Zelândia, com Craig Hornblow, da AgFirst.
15h30min Intervalo
16h Discussão sobre os temas apresentados
18h Encerramento do evento.
Crédito: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM – 93,1
