• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Impasse de catadores de lixo e moradores do Jardim América continua

 Impasse de catadores de lixo e moradores do Jardim América continua
Digiqole ad

Na tarde desta segunda-feira 29, a Superintendente da Superintendência de Patrimônio da União no Rio Grande do Sul, Rose Carla Correa, participou de duas reuniões na Prefeitura Municipal de Vacaria, para resolver a situação dos catadores de lixo, instalados em uma área da antiga Rede Ferroviária que é do Governo Federal. Eles ocupam esta área desde o mês de fevereiro deste ano, reciclando o lixo seco.

Os moradores do Jardim América não querem a permanência deles no local de entrada do bairro, alegando que o lixo ali acumulado pelos catadores, estraga o visual daquela comunidade. Eles gostariam que ali fosse criada uma praça de convivência para os moradores.

Rose Carla ouviu ambas as partes e deverá encaminhar uma solução definitiva para o problema, cedendo a área aos catadores para que eles construam um galpão para reciclagem e também um memorial. O projeto, segundo ela, já está pronto e a execução das obras depende da oficialização dessa cedência.

Porém este local tem um morador que entrou com uma ação na justiça de usucapião e agora essa questão precisa ser resolvida. A Superintendente de Patrimônio da União disse que não é permitido usucapião de área federal e por isso ele não deverá ganhar a causa.

Até que o impasse se resolva, ela solicitou a ambas as partes que tenham calma, até porque alguns boletins já foram gerados por conta de desentendimentos entre catadores e moradores do bairro.

A Prefeitura Municipal, conforme o prefeito Elói Poltronieri, não pode intervir numa área que é da União, mas prometeu auxiliar no que for necessário para que os catadores de lixo tenham a infraestrutura de trabalho.

Crédito fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal

 

Crédito: Miro Santos/RadioEsmeralda

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat