• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Horário Brasileiro de Verão termina mesmo dia 22

 Horário Brasileiro de Verão termina mesmo dia 22
Digiqole ad

 

O governo desistiu de estender o Horário Brasileiro de Verão por mais um mês diante da crise do setor elétrico.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que estudos indicaram que a economia de energia gerada nesse período seria muito pequena e que estender por mais um mês o horário não seria econômico.

Portanto o Horário Brasileiro de Verão que iniciou á meia-noite do dia 18 de outubro do ano passado, termina no próximo dia 22 deste mês Assim, estaremos voltando ao Horário Oficial de Brasília.

Quando for meia-noite do dia 22 deste mês, os ponteiros dos relógios deverão voltar uma hora, ou seja, até ás 23 horas.

Entenda o Horário Brasileiro de Verão

Adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi ideia lançada em 1784, nos Estados Unidos, por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. O primeiro país a adotar oficialmente o Horário de Verão foi á Alemanha, durante a 1ª Guerra Mundial.

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo e põe-se mais tarde. Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.

Para quem gosta dessa temporada, na qual os dias ficam maiores, é  bom aproveitar para caminhadas, fazer exercícios ao ar livre, visitar e conhecer espaços culturais e eventos de verão, e ainda para visitar e conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, que antecipa as festas de fim de ano.

Qual a vantagem do Horário de Verão?

A redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

Em quais estados se aplica o Horário de Verão?

O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e  São Paulo.

Quando começa e termina o Horário Verão?

Desde 2008, foi fixada a data de inicio e término do Horário de Verão no Brasil, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana). Veja o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat