• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Horário Brasileiro de Verão inicia a meia-noite do domingo

 Horário Brasileiro de Verão inicia a meia-noite do domingo
Digiqole ad

Odiado por muitos e adorado por outros, o Horário Brasileiro de Verão 2012-2013 no Brasil, inicia a meia-noite do próximo domingo dia 21 quando os relógios de alguns estados brasileiros (com exceção do Estado da Bahia) devem ser adiantados em uma hora.

Saiba Mais:

O consumo de energia no mundo todo é uma questão que aflige os governantes, pois as reservas naturais já não são como antigamente e o este consumo está aumentando a cada ano devido ao crescimento da indústria e também da população e para amenizar este problema muitos governos tomam providências para que o consumo seja um pouco menor.

No Brasil um dos procedimentos tomados pelos governos é a instituição do Horário de Verão que tem como base a diminuição do tempo em que as pessoas precisam ficar com a luz acesa.

O Horário Brasileiro de Verão foi adotado pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985 e agora é colocado anualmente e depois de alguns anos, mais precisamente no ano de 2008 foi decretado por lei, a data de início e fim do Horário Brasileiro de Verão.

Ficou determinado que todo ano o Horário de Verão começaria no terceiro domingo de outubro e terminaria no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Portanto o próximo HorárioBrasileiro de Verão começará no próximo domingo, dia 21 de outubro deste ano, que corresponde ao terceiro domingo de mês de outubro e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro.

Para quem gosta deste horário no qual os dias ficam maiores, é um bom momento de aproveitar mais os dias para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, ainda economizando energia.

Um decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 16, exclui o Estado da Bahia do grupo de unidades da Federação que terão o Horário de Verão a partir do próximo domingo, dia 21. Além disso, o decreto inclui o Estado de Tocantins na abrangência do novo horário.

Assim, o Horário de Verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal. A exclusão da Bahia atende a um pedido da população, preocupada com a violência.

Então não esqueça, a meia-noite do próximo domingo, dia 21, os relógios deverão ser adiantados em uma hora, assim estaremos entrando no Horário Brasileiro de Verão.

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat