HNSO busca recursos para nova unidade de quimioterapia
Um novo centro oncológico com ênfase em quimioterapia no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, é o pleito da diretora da instituição, Adelide Canci, e o deputado estadual Carlos Búrigo. Eles estiveram na Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta terça-feira (1º), para apresentar o projeto arquitetônico da nova ala e buscar recursos do Governo do Estado para as obras.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse que a equipe técnica da SES irá realizar um estudo de viabilidade para incluir o projeto em alguma fase futura do programa Avançar na Saúde, com estimativa da necessidade de oferta do serviço na região. “Ter um novo serviço de oncologia na região é um sonho que vamos buscar priorizar”, ressaltou a secretária Arita.
A obra está avaliada em R$ 2,6 milhões, que inclui um novo prédio anexo ao hospital com 580 metros quadrados totais e uma passarela de ligação entre o novo espaço e o prédio já existente. Há a estimativa de 334 novos casos de câncer, entre 2023 e 2025 para a região de Saúde de Campos de Cima da Serra.
Por ser um serviço de alta complexidade, a habilitação para repasse de recursos públicos para custear o serviço, após a obra pronta, é de responsabilidade do Ministério da Saúde. A quantidade de consultas, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a população que será atendida pelo serviço dependerá de tratativas futuras.
“É sempre um desafio fazer a gestão de um hospital, e manter a qualidade dos atendimentos tanto para pacientes particulares e de convênio, quanto para pacientes SUS”, falou a diretora Adelide.
Fonte: SES – RS