• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Guia do eleitor

 Guia do eleitor
Digiqole ad

Qual o horário da votação?
O horário de votação é das 8h às 17h deste domingo, pelo horário local.

Se eu não votei no primeiro turno, posso votar no segundo?
Sim. Quem, não votou no primeiro turno pode – e deve – votar no segundo. Para a Justiça Eleitoral, cada turno é uma eleição diferente. Sendo assim, os eleitores devem, inclusive, justificar a ausência em cada um dos turnos que não compareceu.

Posso votar sem título de eleitor?
Sim, desde o eleitor saiba o local e número da seção, é possível votar apenas com documento de identidade com foto.

Posso justificar o voto? E se eu não justificar?
No dia da eleição, o eleitor pode comparecer aos locais destinados ao recebimento das justificativas, com o número do título de eleitor e documento de identidade com foto. Quem não justificar, tem até 60 dias para regularizar a situação em qualquer zona eleitoral. Se o eleitor não justificar no prazo, terá que pagar uma multa em qualquer cartório eleitoral. Sem justificar ou sem recolher a multa, o eleitor não poderá obter certidão de quitação eleitoral. E, quem não votar em três turnos consecutivos de eleições, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida, terá seu título de eleitor cancelado.

Posso justificar meu voto pela internet?

Não. Se não puder justificar no dia da votação, o eleitor tem até 60 dias para justificar a ausência.

Posso fazer selfie na urna?
Não é permitido tirar fotos na urna eletrônica. De acordo com a Lei no 9.504, “fica vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação”. Além disso, violação ou tentativa de violação do sigilo de voto tem pena prevista no Código Eleitoral Brasileiro de detenção de até dois anos.

Posso levar uma “cola” na hora de votar? E qual a ordem de votação?
A “cola eleitoral” é permitida para o eleitor lembrar do número dos candidatos na hora de votar. Neste domingo, a ordem de votação é: governador e, depois, presidente da República.

E uma “cola eleitoral” no celular pode?
Não. É proibido entrar na cabine com aparelho de celular ou outros aparelhos eletrônicos.
Posso ser convocado, no dia das eleições, para ser mesário?
Sim. Caso um mesário falte no dia das eleições, o presidente da mesa pode convocar um eleitor que estiver na fila aguardando para votar. Não é permitido recusar, exceto se houver uma justificativa. A pena prevista para recusa é de multa, suspensão com desconto no salário no caso de ser servidor público e, eventualmente, processo pelo crime de desobediência.

Posso manifestar minha preferência por candidato no dia da eleição?
Desde que seja individual e silenciosa, o eleitor pode utilizar camisetas, bandeiras, broches e adesivos do partido. A manifestação não é permitida em forma coletiva, ou com uso de amplificadores de som.

Que horas vamos saber o resultado das eleições?
No Estado, a expectativa da Justiça Eleitoral é ter cerca de 80% dos votos apurados até as 19h, duas horas após o fim da votação. Já a divulgação dos resultados para a Presidência começa às 20h, em função do horário de verão e da diferença de fuso horário existente em alguns Estados.

Posso levar meu animal de estimação na eleição?
Segundo a Central de Atendimento ao Cidadão, desde que não cause problemas ou esteja identificado com algum partido, o animal pode ser levado.

Com qual roupa devo votar?
Deve prevalecer o bom senso, não existe restrição quanto ao uso de bermudas ou camisetas regatas.

Como funciona o voto em trânsito?
O eleitor que se cadastrou até 21 de agosto pode votar municípios com mais de 200 mil eleitores, mas apenas para o cargo de Presidente.

Posso votar acompanhado?
Não é permitido acompanhar o eleitor no momento da votação. A exceção é para pessoas com problemas de locomoção que necessitam de auxílio.

 

Crédito:

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat