• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Grávidas de Bom Jesus tem que dar a luz em Vacaria

 Grávidas de Bom Jesus tem que dar a luz em Vacaria
Digiqole ad

Após passar por inspeção da Vigilância Sanitária pela segunda vez, o bloco cirúrgico do Instituto de Saúde e Educação Vida, único hospital de Bom Jesus, não obteve liberação para funcionar. Desde novembro de 2012, a reforma no setor impede que qualquer procedimento cirúrgico seja realizado no município, o que inclui cesáreas ou até mesmo parto normal. Segundo a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a equipe da instituição ainda não se enquadrou nas exigências feitas pela corporação.

Na primeira visita, a equipe médica já havia elencado pontos que deveriam ser adaptados e melhorados. Entre eles estavam a contratação de um anestesista, um farmacêutico e alguns equipamentos para a sala. A coordenadora da 5ª CRS, Justina Onzi, prefere não detalhar quais requisitos que não foram atendidos, mas garante que a proibição quanto ao funcionamento é uma atitude preventiva.

Enquanto isso, grávidas de Bom Jesus continuam dando à luz no hospital Nossa Senhora de Oliveira, em Vacaria. Desde que a reforma na ala cirúrgica foi iniciada, em novembro de 2012, nenhuma criança nasce em território bom-jesuense. Grande parte dos pais, no entanto, prefere se deslocar do hospital de onde a criança nasceu e ir direto ao cartório de Vacaria, pela proximidade. Os cartórios das duas cidades afirmam que a queda no número de novos bom-jesuenses está expressa em números: 32 crianças a menos foram registradas em Bom Jesus de 2012 para 2013.

 

Crédito: Betão Carneiro

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat