• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Governo do RS entrega Plano Plurianual na Assembleia Legislativa

 Governo do RS entrega Plano Plurianual na Assembleia Legislativa
Digiqole ad

O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, nesta quinta-feira o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. O documento organiza a política pública e apresenta os programas, ações e metas da administração estadual para os próximos quatro anos.

Tatsch destacou que a elaboração do PPA permite que se qualifiquem as estruturas de planejamento do Estado. “É uma orientação do governador Sartori que o documento seja realista em relação à situação financeira do Estado, e que busque a qualificação dos serviços públicos prestados à população”.

Uma das novidades do PPA em relação a anos anteriores é a regionalização das ações e programas de governo, que representam 40% do total. O resultado é uma maior transparência nas ações públicas, na medida que a população pode conhecer detalhes do que foi programado para sua região.

Documento tem 85 programas

O PPA conta com 85 programas de Estado, dos quais 59 finalísticos (resultando em bens ou serviços ofertados diretamente à sociedade). Há 219 indicadores que devem ser acompanhados pelo governo. Os programas estão estruturados nos quatro eixos do Mapa Estratégico do Governo: Econômico; Social; Infraestrutura e Ambiente; e Governança e Gestão.

No eixo Econômico, constam metas como 50 projetos de apoio aos parques tecnológicos e a capacitação de 2 mil jovens em desenvolvimento rural, gestão da propriedade e de empreendimento rural e em inovação tecnológica. No eixo Social, está prevista a ampliação da cobertura da estratégia de saúde da família, atingindo 64,7% da população do estado, e a criação de 1.607 novos leitos hospitalares. No sistema prisional, uma das metas é gerar 1.566 vagas destinadas a presos provisórios, sem condenação criminal. Na Educação, destaca-se a implantação de 400 escolas com tempo integral.

Em Infraestrutura e Ambiente, o documento indica a construção de 956 quilômetros da acessos municipais e 430 quilômetros de rodovias. Outra meta é reduzir, nos próximos quatro anos, o prazo médio de atendimento da solicitação de licenciamento ambiental para 180 dias.

Alinhamento com a realidade financeira
O valor global do PPA é de R$ 309 bilhões. O Plano foi elaborado com base em um cenário fiscal realista, de acordo com os parâmetros da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pela Assembleia Legislativa em julho.

Próximos passos
O PPA tramita agora na Assembleia Legislativa, onde vai passar pela Comissão de Finanças e pode receber emendas. O prazo legal para votação em plenário é de 60 dias (até 30 de setembro). Após esta data, o governador José Ivo Sartori tem 15 dias úteis para sancionar o projeto de lei. A íntegra completa do PPA 2016-2019 pode ser conferida no site da Seplan (seplan.rs.gov.br).

 

Foto: Andressa Moreira / Especial Palácio Piratini / Divulgação / CP

 

Crédito: http://correiodopovo.com.br/Noticias/562948/Governo-do-RS-entrega-Plano-Plurianual-na-Assembleia-Legislativa

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat